Na efervescente polarização política presente nos Estados Unidos, a “Superterça”, que acontece hoje (05), deve confirmar, novamente, a disputa entre Joe Biden e Donald Trump à Casa Branca em 2024.
O evento é o mais importante das primárias presidenciais, quando 15 estados, do Sul ao Norte dos EUA, escolhem simultaneamente os candidatos do partido Republicano e Democrata.
Participam da “Superterça” os estados do Alabama, Arkansas, Colorado, Massachusetts, Minnesota, Carolina do Norte, Oklahoma, Tennessee, Utah, Vermont, Virgínia, Maine, Califórnia, Texas e Samoa Americana (pequeno território no Pacífico).
Trump vs Biden?
Este ano,
Geralmente, o presidente em exercício dos Estados Unidos automaticamente é candidato à reeleição pelo partido. Mas participa das primárias como um processo formal para confirmar a indicação.
Por outro lado, Trump enfrenta Nikki Haley, ex-governadora da Carolina do Sul e ex-embaixadora da ONU, como única concorrente.
Segundo as pesquisas,
Em tese, as primárias podem durar até julho. Mas a equipe de Trump prevê uma vitória, no mais tardar, “no dia 19 de março”, após a votação nos estados da Geórgia e na Flórida.
Em 2016, ele venceu a disputa contra Hillary Clinton, mas perdeu a reeleição para o presidente Joe Biden em 2020.
Biden alertou, nessa segunda-feira (4), que seu provável adversário nas eleições de novembro, Donald Trump, contestará o resultado se perder, assim como fez na última eleição.
“Superterça”
Quinze estados, espalhados do Maine à Califórnia, participam simultaneamente da “Superteça”, incluindo redutos imporantes, como Texas e Carolina do Norte - com grande influência no Colégio Eleitoral e diversidade demográfica, que reflete a complexidade do país.
Veja a lista abaixo:
Quais estados dos EUA participam da “Superterça”?
- Alabama,
- Arkansas,
- Colorado,
- Massachusetts,
- Minnesota,
- Carolina do Norte,
- Oklahoma,
- Tennessee,
- Utah,
- Vermont
- Virgínia
- Maine
- Califórnia
- Texas
- Samoa Americana (pequeno território no Pacífico)
*Com informações da AFP
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.