Ouvindo...

O que é Superterça nos EUA? Disputa deve confirmar Trump x Biden na eleição 2024

O evento é o mais importante das primárias presidenciais, quando 15 estados escolhem simultaneamente os candidatos do partido Republicano e Democrata à Casa Branca

“Superterça” deve confirmar, novamente, a disputa entre o presidente Joe Biden contra o ex-presidente Donald Trump

Na efervescente polarização política presente nos Estados Unidos, a “Superterça”, que acontece hoje (05), deve confirmar, novamente, a disputa entre Joe Biden e Donald Trump à Casa Branca em 2024.

O evento é o mais importante das primárias presidenciais, quando 15 estados, do Sul ao Norte dos EUA, escolhem simultaneamente os candidatos do partido Republicano e Democrata.

Participam da “Superterça” os estados do Alabama, Arkansas, Colorado, Massachusetts, Minnesota, Carolina do Norte, Oklahoma, Tennessee, Utah, Vermont, Virgínia, Maine, Califórnia, Texas e Samoa Americana (pequeno território no Pacífico).

Leia também

Trump vs Biden?

Este ano, o ex-presidente Donald Trump busca reafirmar o favoritismo à indicação republicana, enquanto Joe Biden é o único candidato democrata na disputa.

Geralmente, o presidente em exercício dos Estados Unidos automaticamente é candidato à reeleição pelo partido. Mas participa das primárias como um processo formal para confirmar a indicação.

Por outro lado, Trump enfrenta Nikki Haley, ex-governadora da Carolina do Sul e ex-embaixadora da ONU, como única concorrente.

Com exceção de Washington D.C, o ex-presidente dos EUA venceu até agora todas as primárias estaduais e espera, hoje, garantir a iniciação republicana à Casa Branca. Haley acumula derrotas inclusive em sua terra natal, a Carolina do Sul.

Segundo as pesquisas, apesar dos problemas jurídico, Trump vencerá em todos os estados em disputa nesta terça-feira (5), graças ao apoio de uma base simpatizante muito sólida.

Em tese, as primárias podem durar até julho. Mas a equipe de Trump prevê uma vitória, no mais tardar, “no dia 19 de março”, após a votação nos estados da Geórgia e na Flórida.

Em 2016, ele venceu a disputa contra Hillary Clinton, mas perdeu a reeleição para o presidente Joe Biden em 2020.

Biden alertou, nessa segunda-feira (4), que seu provável adversário nas eleições de novembro, Donald Trump, contestará o resultado se perder, assim como fez na última eleição.

“Superterça”

Quinze estados, espalhados do Maine à Califórnia, participam simultaneamente da “Superteça”, incluindo redutos imporantes, como Texas e Carolina do Norte - com grande influência no Colégio Eleitoral e diversidade demográfica, que reflete a complexidade do país.

Veja a lista abaixo:

Quais estados dos EUA participam da “Superterça”?

  1. Alabama,
  2. Arkansas,
  3. Colorado,
  4. Massachusetts,
  5. Minnesota,
  6. Carolina do Norte,
  7. Oklahoma,
  8. Tennessee,
  9. Utah,
  10. Vermont
  11. Virgínia
  12. Maine
  13. Califórnia
  14. Texas
  15. Samoa Americana (pequeno território no Pacífico)

*Com informações da AFP

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Formado em Jornalismo pela UFMG, com passagens pelo jornal Estado de Minas/Portal Uai. Hoje, é repórter multimídia da Itatiaia.