Ouvindo...

Suprema Corte dos EUA decide que Trump pode concorrer nas eleições presidenciais

Corte rejeitou decisão do Colorado que havia pedido a retirada do ex-presidente das cédulas, por envolvimento nos ataques ao Capitólio de 2021

Suprema Corte dos EUA decide que Trump pode concorrer eleições presidenciais

A Suprema Corte dos Estados Unidos, decidiu nesta segunda-feira (4), rejeitar a decisão do Colorado, que exclui Donald Trump das eleições primárias. Sendo assim, o ex-presidente dos EUA pode disputar as eleições presidenciais no país.

Por lá, as votações acontecem em novembro deste ano. Agora, com a decisão, Trump segue qualificado para ser pré-candidato pelo Partido Republicano.

Vale ressaltar, que a decisão da Suprema Corte respondeu ao recurso da defesa de Donald Trump a uma decisão da Justiça do estado do Colorado determinando que Trump não poderia concorrer às eleições por violar um artigo da Constituição dos EUA.

Porém, a Justiça do Colorado argumentou, que Trump participou da insurreição do dia 6 de janeiro de 2021, quando milhares de pessoas invadiram o Capitólio, em Washington. E, por ainda ser presidente à época, deveria ficar impossibilitado de voltar a ocupar um cargo público.

A sentença acontece nas vésperas da Superterça, data na qual 15 estados e um território norte-americano votam de forma simultânea nas prévias do país.

De acordo com a CNN Internacional, a decisão é uma vitória massiva para Trump, vencendo uma das muitas ameaças legais que têm atormentado sua campanha contra o presidente Joe Biden.

Embora a decisão não tenha impacto nos quatro processos criminais em curso que Trump enfrenta, incluindo o caso de subversão eleitoral federal que abrange algumas das mesmas condutas em torno de 6 de janeiro de 2021.

A Suprema Corte dos Estados Unidos

O tribunal foi unânime na ideia de que Trump não poderia ser removido unilateralmente da votação. Mas os juízes estavam divididos sobre a abrangência da decisão. Uma maioria de 5-4 disse que nenhum estado poderia retirar um candidato federal de qualquer votação – mas quatro juízes afirmaram que o tribunal deveria ter limitado a sua opinião.

Os nove juízes consideraram que apenas o Congresso, e não um estado, está autorizado a eliminar um candidato das urnas.

Donald Trump comemora e classifica como “grande vitória” para os EUA

Após decisão da Suprema Corte, o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump comemorou nas redes sociais. Nesta segunda-feira (4), ele postou em sua rede social, Truth Social, como uma “grande vitória”.

Trump comemora decisão da 14ª Emenda da Suprema Corte

“GRANDE VITÓRIA PARA OS ESTADOS UNIDOS!!!”, escreveu o ex-presidente, favorito para a nomeação republicana nas eleições presidenciais de novembro, em sua rede social, Truth Social.

*Matéria em atualização*

Leia também

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.