Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Vídeo: plateia joga lixo em modelos durante passarela na Semana de Moda de Milão

A performance fez parte de uma campanha da grife Avav contra discursos de ódio na internet

O desfile da grife Avav chamou a atenção do público nesse domingo (25), durante a Semana de Moda de Milão, na Itália. A plateia foi convocada pela diretora criativa da marca, Beate Karlsson, a atirar lixo nas modelos durante o desfile na passarela. Pessoas presentes registraram o momento, que viralizou na internet.

Em um vídeo que circulou nas redes sociais, é possível visualizar que as modelos foram atingidas com líquidos, comidas, objetos de plástico, papéis e latas. O momento mais dramático da performance foi quando uma pessoa sai da plateia e dá uma “tortada” no rosto de uma modelo. Veja o vídeo:

Leia também

Em postagem nas redes sociais, a Avav relatou que o conceito criativo da performance foi uma crítica aos comentários de ódio na internet e que as modelos atuaram como um símbolos de respeito próprio, mantendo a postura enquanto eram bombardeadas por lixo.

A crítica perpassa uma comparação com formas de ódio da Idade Média, com o argumento de que, apesar dos muitos progressos científicos, os discursos de ódio ainda são mantidos. “Na época medieval, as pessoas jogavam fezes, pedras e lixos umas nas outras. Online, esses tempos não são do passado”.

A performance dividiu a opinião de internautas nas redes sociais. Uma fã comentou que “a mensagem foi entregue”, fazendo alusão ao conceito criativo do desfile. Por outro lado, críticos questionaram se a ação foi um protesto sobre o descarte na indústria da moda ou uma estratégia para viralizar nas redes.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Estagiário de redes sociais e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Leia mais