Um adolescente de 14 anos morreu em Getafe, em Madri, após beber uma lata de energético que continha ‘tusi’, droga sintética conhecida como ‘cocaína rosa’ na última sexta-feira (16). A droga é combinada a partir de outras substâncias e provoca efeitos semelhantes ao ecstasy.
Segundo a imprensa local, a polícia trabalha na hipótese de que outros jovens foram responsáveis por colocar a droga na bebida sem que o adolescente soubesse, como uma brincadeira. Pouco depois de ingerir o líquido, o garoto desmaiou e sofreu uma parada cardíaca.
Cocaína rosa tem sido uma crescente na Colômbia e em parte da Europa. O nome ‘tusi’ é uma adaptação do termo 2C-B, em inglês. A droga surgiu nos anos 70 nos Estados Unidos e foi proibida em 2001. A informação é do jornal El País
Apesar do nome, a droga não tem relação com a cocaína. O pó de coloração rosa é resultado de uma mistura de cetamina, algum estimulante e adoçantes. A substância é fabricada facilmente e o efeito pode ser imprevisível, já que cada pessoa adiciona uma substância diferente.
A droga é vendida por cerca de 80 a 100 euros (R$427 a R$534) a grama, ainda conforme o El País.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.