Duas crianças foram assassinadas e outras 17 pessoas, incluindo 14 menores, ficaram feridas após
As crianças comemoravam a primeira semana do ano letivo quando foram alvejadas na igreja Anumciação, que fica ao lado de uma escola afiliada no sul da cidade, a maior do estado de Minnesota.
“Duas crianças pequenas, de 8 e 10 anos, morreram onde estavam sentadas nos bancos”, afirmou o chefe da polícia de Mineápolis, Brian O’Hara. Dois feridos se encontram em estado crítico.
O autor do ataque “começou a atirar com um fuzil através das janelas da igreja na direção das crianças, que estavam sentadas nos bancos durante a missa”, acrescentou.
Segundo o chefe do FBI, Kash Patel, o atirador, de 23 anos, “nascido homem com o nome de Robert Westman”, efetuou os disparos com um fuzil, uma espingarda e uma pistola antes de tirar a própria vida no estacionamento. Ele agiu sozinho.
Vídeos supostamente publicados na internet por Westman mostraram um manifesto com várias páginas, assim como nomes e desenhos de armas de fogo, informou a AFP.
Testemunhas e sobreviventes mencionaram a emissoras de TV locais um cenário devastador, com o atirador vestido de preto e com o rosto coberto por uma balaclava enquanto efetuava os disparos, e crianças se escondendo entre os bancos da igreja.
“Foi muito assustador... Nos enfiamos nos bancos e ele atirou através das janelas de vitrais”, contou à emissora de TV local Fox 9 um menino da quinta série que sobreviveu ao ataque.
No ano passado, ao menos 16.700 pessoas morreram vítimas da violência armada nos Estados Unidos, excluindo os suicídios.
*Com AFP