Ouvindo...

Atirador mata 2 crianças e fere outras 17: o que se sabe sobre ataque em igreja

Duas crianças foram assassinadas por um atirador que abriu fogo contra uma igreja em Minneapolis, nos EUA

Bandeira dos Estados Unidos

Duas crianças foram assassinadas e outras 17 pessoas, incluindo 14 menores, ficaram feridas após um atirador abrir fogo contra uma igreja em Minneapolis, nos EUA, nesta quarta-feira (27).

As crianças comemoravam a primeira semana do ano letivo quando foram alvejadas na igreja Anumciação, que fica ao lado de uma escola afiliada no sul da cidade, a maior do estado de Minnesota.

“Duas crianças pequenas, de 8 e 10 anos, morreram onde estavam sentadas nos bancos”, afirmou o chefe da polícia de Mineápolis, Brian O’Hara. Dois feridos se encontram em estado crítico.

O autor do ataque “começou a atirar com um fuzil através das janelas da igreja na direção das crianças, que estavam sentadas nos bancos durante a missa”, acrescentou.

Segundo o chefe do FBI, Kash Patel, o atirador, de 23 anos, “nascido homem com o nome de Robert Westman”, efetuou os disparos com um fuzil, uma espingarda e uma pistola antes de tirar a própria vida no estacionamento. Ele agiu sozinho.

Vídeos supostamente publicados na internet por Westman mostraram um manifesto com várias páginas, assim como nomes e desenhos de armas de fogo, informou a AFP.

Testemunhas e sobreviventes mencionaram a emissoras de TV locais um cenário devastador, com o atirador vestido de preto e com o rosto coberto por uma balaclava enquanto efetuava os disparos, e crianças se escondendo entre os bancos da igreja.

“Foi muito assustador... Nos enfiamos nos bancos e ele atirou através das janelas de vitrais”, contou à emissora de TV local Fox 9 um menino da quinta série que sobreviveu ao ataque.

No ano passado, ao menos 16.700 pessoas morreram vítimas da violência armada nos Estados Unidos, excluindo os suicídios.

*Com AFP

Leia também

Mestrando em Comunicação Social na UFMG, é graduado em Jornalismo pela mesma Universidade. Na Itatiaia, é repórter de Cidades, Brasil e Mundo