Tian Huiyu, ex-presidente do banco China Merchants Bank, da China, foi condenado à pena de morte com sursis nesta segunda-feira (5). O anúncio foi feito pela televisão estatal CCTV, em meio a uma grande campanha anticorrupção do presidente Xi Jinping contra o setor financeiro.
As sentenças de morte deste tipo são geralmente comutadas para prisão perpétua após dois anos de prisão.
Tian Huiyu foi considerado culpado de aceitar subornos, abuso de poder em uma empresa pública, negociação com base em informações confidenciais, abuso de informações privilegiadas e vazamento de informações confidenciais durante décadas, informou a CCTV.
Em abril de 2022, Tian Huiyu foi alvo de uma investigação pública, no âmbito de uma campanha anticorrupção que visa cada vez mais o setor financeiro. Vários ex-funcionários do Banco de Desenvolvimento da China e de outras entidades estatais também foram presos sob suspeita de suborno.
Desde que chegou ao poder em 2012, o presidente chinês Xi Jinping liderou uma campanha rigorosa contra a corrupção entre funcionários e dirigentes de empresas públicas.
Segundo os seus críticos, a campanha também permite a Xi Jinping descartar possíveis adversários políticos.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.