Um protesto de ativistas pela alimentação teve como alvo a pintura mais famosa do mundo neste doming (28). A ‘Monalisa’, também conhecida como ‘La Gioconda’, recebeu esguichos de sopa da parte de duas ativistas, em manifestação para exigir o “direito a uma alimentação saudável e sustentável”.
Após lançar a sopa em direção ao quadro, elas questionaram: “O que é mais importante? A arte ou o direito a uma alimentação saudável e sustentável?”.
O grupo, que se identifica como ‘Riposte Alimentaire’ (resposta alimentar), disse que o ato é “a largada (de uma) campanha de resistência civil, com uma reivindicação clara que beneficia a todas e todos: a segurança social de uma alimentação sustentável” em comunicado enviado à imprensa.
No vídeo, é possível ver a ação da equipe do museu, que pede aos visitantes que deixem a sala de exposição e cobrem a pintura com tapumes.
Veja o momento do ataque:
— Itatiaia (@itatiaia) January 28, 2024
🎥Reprodução / Redes Sociais pic.twitter.com/x9JTljoPZd
Sala fechada
A pintura é exposta atrás de um vidro de proteção desde 2005, já foi vítima de atos de vandalismo em diversas ocasiões. Em maio de 2022, por exemplo, foi
O Louvre acionou uma unidade de crise e a sala de exibição do quadro de Leonardo da Vinci foi evacuada e passa por uma operação de limpeza.
Série de ataques
Nos últimos meses, diversos ativistas executaram ações contra obras de vários museus em diversos países.
Em outubro de 2022, dois jovens com camisas do movimento “Just Stop Oil” jogaram
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.