Ouvindo...

Neve, frio extremo e onda de enchentes atingem norte da Europa

Primeira semana de 2024 é marcada por fenômenos climáticos críticos no ‘velho continente’

Norte europeu registra forte tempestade de neve

A Europa registra fenômenos climáticos críticos nesses primeiros dias de 2024, com frio extremo e tempestades de neve nos países do Norte e ventos e chuvas fortes no Oeste do continente. Na Escandinávia, escolas e estradas foram fechadas por causa da neve. No Reino Unido, pelo menos uma pessoa morreu em decorrência das chuvas.

As temperaturas caíram abaixo de 40ºC negativos na região nórdica pelo segundo dia consecutivo. Na Suécia, o termômetro registrou -43,6ºC, a temperatura mais baixa do país em 25 anos.

Temperaturas extremamente baixas, neve e ventos fortes interromperam o transporte em toda a região nórdica, com várias pontes fechadas e alguns serviços de trem e balsa suspensos. Várias escolas na Escandinávia, região que engloba Suécia, Dinamarca e a Noruega, foram fechadas.

O Instituto Meteorológico e Hidrológico Sueco emitiu vários alertas para as regiões do leste e sul da Suécia. Estocolmo, a capital, está sob alerta amarelo, que indica situação de perigo potencial.

Uma tempestade de neve também atingiu a Dinamarca na quarta-feira (3). São esperados 70 centímetros de neve em algumas partes do país. Além disso, há ainda um aviso de chuvas fortes, com risco de cheias.

*Com informações do Estadão e agências internacionais

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde