Ouvindo...

Shell anuncia aumento de 37% no valor dos combustíveis na Argentina

Reajuste é o segundo em menos de uma semana; no total, combustíveis aumentaram 67% no país vizinho

Depois de duas altas consecutivas, os combustíveis terão aumentado 67% em menos de uma semana

A Shell anunciou, nesta quarta-feira (13), um aumento de 37% no valor dos combustíveis na Argentina. Em Buenos Aires, o litro da gasolina da marca passou de 446 pesos argentinos para 652. Já o litro da gasolina premium está próximo de 800 pesos argentinos na capital. As informações são do jornal argentino Clarín.

Após o aumento da Shell, outras petrolíferas, como a estatal YPF e a Axion, devem reajustar os preços. Na tarde desta quarta, a gasolina comum e a premium estavam esgotadas devido à alta demanda em alguns postos da YPF em Buenos Aires. Nos postos da Axion houve filas, já que a empresa manteve os “preços antigos”.

O reajusta acontece menos de uma semana depois da última alta, registrada na última sexta-feira (8). Na ocasião, o preço aumentou entre 15% e 30%. Depois de duas altas consecutivas, os combustíveis terão aumentado 67% em menos de uma semana.

Entre as propostas do governo de Javier Milei, está a desregulamentação do preço do combustível. O novo presidente da Argentina quer que os preços sejam livres e regidos pela concorrência do mercado.

“Deveríamos visar a livre flutuação, sem o controle indireto que o governo exerce atualmente no mercado através da YPF”, disse o secretário de Energia, Eduardo Rodríguez Chirillo, em entrevista ao portal especializado Surtidores.

Leia as principais notícias internacionais, os impactos no Brasil e mais.

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.