Ouvindo...

Idoso de 95 anos é o reservista mais velho a lutar por Israel contra o Hamas

Ezra Yachin foi chamado de volta ao exército para motivar as tropas israelenses

O idoso serviu como soldado, antes mesmo da criação do estado de Israel

Um homem de 95 anos se tornou o reservista israelense mais velho a ir para guerra. Ezra Yachin vestiu novamente o uniforme do exército e foi para o front combater o grupo extremista Hamas. De acordo com o “Israel National News”, Yachin foi chamado de volta para motivar as tropas israelenses e para contar aos soldados como sobreviveu aos violentos ataques promovidos por árabes durante sua infância em Jerusalém. As informações são do Portal “The New York Post”.

O idoso serviu como soldado, antes mesmo da criação do estado de Israel. Ele era combatente do Lehi, um grupo paramilitar clandestino que lutou contra os britânicos e árabes para criação de uma país judaico.

Yachin revelou que antes de Israel se tornar independente, os árabes, ajudados por forças britânicas, matavam cidadãos judeus nas ruas de Jerusalém. “Os judeus na Terra de Israel compreenderam que tinham de se defender. Então eles criaram organizações clandestinas, sendo uma delas a organização Lehi”, disse o reservista em entrevista às Forças de Defesa de Israel, em 2021.

Segundo ele, após a Organização das Nações Unidas votar pela criação de uma pátria ao povo judeu, em 1947, a violência se intensificou na região. “Os árabes mataram e massacraram famílias inteiras e assassinaram judeus em todos os lugares. Eles nos ameaçaram e cumpriram suas promessas. Então, começou o que é chamado de Guerra da Independência”, contou o reservista.

Segundo Yachin, agora, ele dedica sua vida a contar “para a geração futura o preço que tivemos de pagar por esta terra”.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.