A onda de calor que atinge o Brasil foi destaque nos jornais internacionais dessa terça-feira (26). Tudo isso porque o sambista Juninho Thybau comparou o calor ao ‘inferno’.
“Foi muito miserável. Até Lúcifer estava usando um ventilador! Ele também não aguentou o calor!” A fala foi destaque no The Guardian dessa terça-feira (26) que usou também a fala do compositor de samba Beto Gago (Bob Gago) para ilustrar a onda de calor no Brasil, em especial no Rio de Janeiro.
“Droga, estava horrível por aqui ontem”, disse o músico de 76 anos enquanto estava do lado de fora de casa em Irajá, no Rio de Janeiro.
Leia mais:
Após onda de calor, tempestade e granizo podem atingir 12 estados e o Distrito Federal Onda de calor: BH tem refresco e previsão de chuva e ventania nas próximas 24 horas Onda de calor: cidade de Minas pode bater terceiro recorde seguido de calor com temperatura de 44°C
Onda de calor
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou alerta vermelho de onda de calor, que indica perigo, para 131 cidades até quinta-feira (28). Nesta quarta-feira (27), oito regiões do estado devem registrar temperatura acima de 40°C, sendo que na região Norte do estado, em especial a cidade de São Romão, os termômetros devem chegar aos 44°C.
Apenas duas regiões de Minas Gerais devem registrar hoje temperaturas abaixo de 40°C, conforme previsões do Inmet, são elas a Metropolitana de Belo Horizonte, Sul/Sudoeste e Campos das Vertentes.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para risco de tempestade para 12 estados e o Distrito Federal (DF). A previsão foi atualizada na manhã desta quarta-feira (27) e abrange quase 1.600 cidades de Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Nesses estados, conforme o Inmet, pode chover publica aviso iniciando em: 27/09/2023 09:15. Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.