Uma baleia beluga que apareceu na Noruega, em 2019, apontada como uma “espiã" treinada pela marinha russa, reapareceu no domingo (28) na costa da Suécia.
A baleia, descoberta pela primeira vez na região de Finnmark, no extremo norte da Noruega, passou mais de três anos se movendo lentamente pela metade superior da costa norueguesa, antes de acelerar nos últimos meses e seguir para a Suécia. As informações são do jornal britânico The Guardian.
“Não sabemos por que ela acelerou tão rápido agora”, disse Sebastian Strand, biólogo marinho da organização OneWhale, que completou dizendo que o fato dela estar sem movendo “muito rápido” é intrigante.
“Podem ser os hormônios que levaram a balei a encontrar uma companheira. Ou pode ser a solidão, já que as belugas são uma espécie muito social.”
Quando a baleia apareceu pela primeira vez na Noruega e os biólogos retiraram dela um suporte para uma câmera e uma coleira de identificação.
Na época, os pescadores afirmaram que encontraram a baleia após serem perseguidos pelo animal e disseram, ainda, que ela parecia trazer algo que poderia ser uma câmera ou uma arma.
Moscou nunca emitiu nenhuma reação oficial à especulação norueguesa de que ela boleia poderia ser um “espião russo”.