O cachorro mais velho da história é Bobi, com 30 anos. O título foi reconhecido pelo Guinness World Records, organização responsável pelo Livro dos Recordes, na última quarta-feira (1). O animal vive em Portugal há mais de 3 décadas.
O recorde anterior era do chihuahua Spike, com 23 anos. O “reinado” de Spike durou apenas duas semanas para ser quebrado. Acontece que houve a verificação da idade avançada de Bobi, que mora no vilarejo Conqueiros, em Portugal.
Bobi pertence à raça Rafeiro do Alentejo, original da região de Leiria, oeste do país lusitano. A expectativa de vida da raça é, no máximo 14 anos, que foi superada pelo recordista. O feito histórico foi possível graças à registros dos tutores do pet junto às autoridades e visitas ao veterinário, ainda quando Bobi era filhote.
O cachorro nasceu em 11 de maio de 1992 e completará 31 anos em 2023. Ele teve sua documentação regularizada pelo Serviço Médico-Veterinário de Leiria, o que permite confirmar sua idade por meio de registros oficiais portugueses. Bobi, além de ser o cachorro mais velho vivo, ele também bateu outro recorde: é o cão mais velho da história, superando Bluey, um pastor australiano que viveu 29 anos.
*Sob supervisão de Lucas Borges