Uma imagem impressionante de um céu verde, registrada nos Estados Unidos, rodou o mundo nesses dias através das redes sociais. O fenômeno curioso aconteceu momentos antes de uma forte tempestade, de granizos gigantes, atingir o estado de Dakota do Sul.
Video of the green sky behind the wall cloud as it passes Sioux Falls, SD
📸 SoDakZak on Reddit
pic.twitter.com/RzsnKwX19R — Discover Earth 🔎🌍 (@discoverearthhq)
July 6, 2022
O Serviço Meteorológico Nacional dos Estados Unidos (NWS) confirmou que um sistema organizado composto por múltiplas tempestades, de longa duração, atravessou grande parte do estado americano, assim como Minnesota e Iowa, deixando milhares de pessoas sem energia elétrica.
Pelas redes sociais, centenas de moradores registraram assustados o céu verde. Muitos moradores relataram jamais ter visto o céu com aparência tão ameaçadora.
Ainda não há uma causa exata e específica sobre esse fenômeno. No folclore público, céu verde é associado a granizo ou tornados, mas há pesquisas sobre o tema. O primeiro estudo, de 1993, conduzido na Penn State University, afirma que simplesmente precisa haver uma forte tempestade com um grande volume de precipitação e o alinhamento correto do sol e da tempestade fazer com que o céu fique de fato verde.
De acordo com o meteorologista Cory Martin, o fenômeno do céu verde acontece quando nuvens carregadas com grande quantidade de água são iluminadas pela luz amarelada do pôr do sol, a água pode funcionar como um “prisma”, refletindo a luz azul. Ela se mistura aos tons amarelos e o resultado é o céu verde, como se tivesse sido tingido por um corante.
Segundo o Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA, foram registrados ventos de quase 160 km/h, e 28 mil pessoas ficaram sem luz na região durante a tempestade.