O último dos quatro detentos que fugiram do Presídio de Januária foi recapturado pela Polícia Militar na noite dessa quarta-feira (10), encerrando as buscas iniciadas após a fuga ocorrida no último sábado (6). Adnei Aparecido Lopes Ferreira, de 42 anos, foi localizado no centro de Lontra depois que populares acionaram a PM com informações sobre sua presença na área. Ele foi preso após cerco dos militares e, durante a ocorrência, chegou a ameaçar policiais, alegando integrar uma organização criminosa. Após atendimento médico, foi encaminhado à Delegacia.
Mais cedo, outros dois fugitivos (Marcos Antônio Ferreira de Souza, de 45 anos, e Hernane Ferreira de Souza, de 37 anos) já haviam sido detidos em uma região de mata na comunidade de Buritizinho, também em Lontra. A PM chegou até eles após denúncia indicando que um dos foragidos teria passado por um bar e seguido para uma formação rochosa. As equipes iniciaram varredura, contando com apoio de militares de várias cidades da região e da aeronave Pegasus. Marcos Antônio foi o primeiro a ser encontrado, escondido entre a vegetação, enquanto Hernane tentou escapar descendo pelas rochas, mas acabou capturado. Ambos foram levados para a Delegacia.
O quarto detento, Paulo Cézar Corrêa Santos, de 30 anos, já havia sido recapturado na madrugada de domingo (7), poucas horas após a fuga.
Os quatro homens estavam na sala de triagem do presídio, após terem sido transferidos para a unidade, quando abriram um buraco na parede usando objetos pontiagudos, alcançaram a área externa, escalaram o muro e fugiram por uma casa nos fundos da unidade.
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) informou que a direção do Presídio de Januária instaurou um procedimento interno para apurar administrativamente as circunstâncias da fuga.