Programa Brasil Antenado chega a 30 cidades de Minas Gerais neste mês de fevereiro

Iniciativa permite a troca gratuita de parabólica para 56 mil famílias do Cadúnico

Antena parabólica ajuda que familias possual acesso à televisão aberta e à informação

Cerca de 56 mil famílias em 30 municípios de Minas Gerais inscritas no Cadastro Único podem solicitar nova antena parabólica digital por meio do programa Brasil Antenado, iniciativa do Ministério das Comunicações (MCom) e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O agendamento para a instalação gratuita do equipamento segue aberto até o dia 13 de junho de 2026.

Esta etapa integra a chamada Fase C do programa, que contempla mais de 222 mil famílias em 108 cidades de oito estados brasileiros: Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Rio Grande do Sul.

O objetivo do Brasil Antenado é ampliar o acesso à televisão aberta e gratuita, especialmente em regiões onde o sinal é insuficiente ou inexistente, promovendo inclusão social e acesso à informação. Ao longo das três fases de execução, o programa atenderá 323 municípios em 16 estados, beneficiando mais de 650 mil famílias. A iniciativa é executada pela Entidade Administradora da Faixa (EAF).

Famílias inscritas no Cadúnico podem receber o recurso gratuitamente em casa

De acordo com a CEO da entidade, Gina Marques Duarte, o programa reforça o compromisso de garantir que nenhuma família fique sem acesso ao sinal de TV gratuito, além de ampliar a inclusão digital e o acesso à informação e ao entretenimento.

Cidades contempladas

Podem receber o benefício, sem qualquer custo, as famílias inscritas no CadÚnico que moram nos municípios de Águas Vermelhas, Angelândia, Aricanduva, Cachoeira de Pajeú, Catuji, Chapada Gaúcha, Couto de Magalhães de Minas, Franciscópolis, Goiabeira, Grão Mogol, Indaiabira, Medina, Miravânia, Monte Formoso, Ninheira, Nova Belém, Novo Oriente de Minas, Padre Carvalho, Palmópolis, Ponto dos Volantes, Riacho dos Machados, Santa Cruz de Salinas, Santa Fé de Minas, Santa Rita de Jacutinga, Santa Rita do Itueto, São João das Missões, Serranópolis de Minas, Setubinha, Uruana de Minas e Vargem Grande do Rio Pardo.

O agendamento da instalação pode ser feito pelo site brasilantenado.org.br ou pelo telefone 0800 729 2404, que também funciona via WhatsApp. Todo o processo é gratuito, incluindo o fornecimento e a instalação do kit da nova parabólica digital. Para participar, é necessário apenas ter um aparelho de televisão, inclusive modelos mais antigos.

Inclusão digital é o foco

Além da substituição das antenas, o programa conta com ações presenciais, como a Caravana Brasil Antenado, que percorre os municípios oferecendo orientações, demonstrações do uso da parabólica digital e apoio para o agendamento. Outra iniciativa é o cinema itinerante gratuito, que leva informação e lazer a praças e espaços públicos, ajudando a divulgar o programa de forma lúdica e acessível.

O Brasil Antenado foi instituído pela portaria MCom nº 17.337, de 7 de abril de 2025, e tem como objetivo assegurar o acesso à informação como um direito fundamental, promovendo melhorias estruturais no acesso à televisão aberta e gratuita em todo o país.

Osmar Macedo é repórter da Itatiaia – Montes Claros. Jornalista formado pela UFMG e graduado em História pela Unimontes. Entre as coberturas que participou, destaca a tragédia na Creche Gente Inocente em Janaúba e a Canonização de Irmã Dulce, direto de Roma e do Vaticano.

Ouvindo...