A Polícia Civil instaurou um inquérito para investigar a morte de uma mulher de 42 anos registrada durante um procedimento em uma clínica de estética localizada na Avenida José Corrêa Machado, no bairro Melo, em Montes Claros, no final da tarde dessa quinta-feira (11).
A vítima, Simone Martins Soares, natural de Porteirinha e esteticista, realizava uma mini lipo quando sofreu uma parada cardiorrespiratória. A Polícia Militar e o SAMU foram acionados após a paciente apresentar sinais de cianose (coloração azulada da pele e mucosas causada pela baixa oxigenação no sangue) e, em seguida, evoluir para a parada.
Segundo o SAMU, ao chegar à clínica, a equipe encontrou uma médica de 28 anos e um auxiliar realizando manobras de ressuscitação. Os socorristas assumiram o atendimento e realizaram sete ciclos de reanimação ao longo de cerca de 20 minutos, mas o óbito foi confirmado no início da noite.
O Boletim de Ocorrência informa que no local não havia equipamentos adequados para monitorização na sala onde o procedimento estava sendo realizado. A direção da clínica repassou às autoridades detalhes sobre o momento em que a paciente começou a apresentar alterações antes da parada cardiorrespiratória.
O que argumenta a defesa
Procurado pela Itatiaia, o Dr. Warlem Freire, que é o advogado de defesa da médica Dra. Isabela Carvalho, afirma que a o precedimento “foi realizado em ambiente devidamente habilitado, em clínica regularmente constituída e equipada para esse tipo de intervenção” e que a paciente foi submetida à avaliação clínica e exames pré-operatórios e encontrava-se clinicamente apta.
No entanto, durante o precedimento estético, “houve uma intercorrência clínica súbita, prontamente identificada pela médica. Imediatamente, foram adotadas todas as medidas de emergência cabíveis, inclusive manobras de RCP (Ressuscitação Cardiopulmonar) e acionamento do SAMU”.
Desde o ocorrido, a médica “manteve contato com a paciente, colocando-se à disposição para prestar todo o apoio necessário neste momento de profunda dor e consternação.”, segundo nota oficial da defesa de Isabela Carvalho.
Simone era casada e morava no bairro de Lourdes, em Montes Claros. O corpo está sendo velado e o sepultamento está previsto para a manhã deste sábado, em Porteirinha, sua cidade natal.
A Polícia Civil informou que o inquérito por homicídio culposo está sendo conduzido pela Delegacia Especializada de Homicídios.