Ouvindo...

Montes Claros registra primeira prisão com sistema de reconhecimento facial da Guarda Municipal

Tecnologia também poderá ser utilizada para localizar motocicletas furtadas e pessoas desaparecidas

A Guarda Municipal de Montes Claros realizou, na tarde dessa quarta-feira (13), a primeira prisão utilizando o sistema de reconhecimento facial Guardiã dos Montes. Um homem de 35 anos foi detido na região central da cidade. Contra ele havia um mandado de prisão em aberto, expedido pela Comarca de São Paulo, por não pagamento de pensão alimentícia.

De acordo com a corporação, a identificação ocorreu por meio de câmeras instaladas pela Prefeitura – atualmente cerca de 400 em operação, com previsão de chegar a 500. O sistema cruzou as imagens captadas com informações do Banco Nacional de Mandados de Prisão, permitindo a localização do suspeito, que foi abordado por guardas municipais.

Após ser informado sobre a ordem judicial, o homem foi encaminhado à Delegacia de Plantão.

A Prefeitura destacou que a tecnologia de inteligência artificial também poderá ser utilizada para localizar motocicletas furtadas ou roubadas, pessoas desaparecidas e outros indivíduos com mandados de prisão em aberto.

Leia também

Osmar Macedo é repórter da Itatiaia – Montes Claros. Jornalista formado pela UFMG e graduado em História pela Unimontes. Entre as coberturas que participou, destaca a tragédia na Creche Gente Inocente em Janaúba e a Canonização de Irmã Dulce, direto de Roma e do Vaticano.
Alice Ottoni, estagiária de Jornalismo da Itatiaia.