Seguem abertas as inscrições para o 1º Curso de Condução Segura para Motociclistas, promovido pela MCTrans. A iniciativa busca reduzir os altos índices de acidentes envolvendo motos na cidade e orientar os condutores sobre práticas de segurança no trânsito.
De acordo com o presidente da MCTrans, Vinícius Pereira, a ideia do curso surgiu da preocupação com os números de acidentes envolvendo motociclistas. “Quase 70% do número de acidentes que ocorrem diariamente na cidade envolvem motocicletas. O objetivo é conscientizar essa população, refletir sobre os índices e trazer conhecimentos que podem evitar o acontecimento de acidentes”, enfatizou.
Dados do Samu mostram que, no primeiro trimestre de 2025, 64% dos acidentes registrados envolveram motociclistas, com uma média de cinco ocorrências por dia. Segundo Vinícius, os principais fatores são “a falta de atenção e a imprudência, muitas vezes associada ao excesso de velocidade e até ao uso do celular durante a condução”.
O curso contará com a parceria de instituições como SAMU, Corpo de Bombeiros Militar, Sest/Senat e Polícia Militar. “Quando juntamos esses órgãos, o curso se torna multidisciplinar. Cada um contribui com seu conhecimento para orientar desde práticas de direção defensiva até primeiros socorros e prevenção em situações de risco”, destacou o presidente.
Entre os principais temas a serem abordados estarão responsabilidade do condutor, crimes de trânsito, direção defensiva, primeiros socorros e técnicas para enfrentar situações de emergência no dia a dia. Ao final, os participantes receberão certificação, que, segundo Vinícius, tem “valor simbólico, por mostrar a preocupação do motociclista com a segurança, e também valor prático, já que pode ser exigido em outras demandas profissionais”.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site e redes sociais da MCTrans, por meio de QR Code disponível nas plataformas. A primeira turma será realizada no próximo dia 13 de setembro, e a expectativa é que o curso se torne semestral.
Vinícius Pereira reforça ainda a importância de cuidados básicos antes mesmo da participação no curso: “É essencial estar habilitado, usar equipamentos de proteção, manter a moto em boas condições e praticar sempre a direção defensiva. No trânsito, é sempre o maior cuidando do menor”.