Uma iniciativa inovadora e sustentável está garantindo a recuperação de equipamentos essenciais para o atendimento de urgência e emergência no Norte de Minas. Nessa quarta-feira (3), três macas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram totalmente restauradas com o uso da tecnologia de impressão 3D, somando quatro unidades já recuperadas que anteriormente estavam destinadas ao descarte.
A ação é fruto da parceria entre o SAMU Macro Norte e o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), que desenvolveu peças sob medida em acrilonitrila butadieno estireno (ABS), material resistente ao impacto e ao desgaste. Segundo o Samu Macro Norte, a substituição dos componentes danificados devolveu a plena funcionalidade às macas, permitindo que voltem a ser utilizadas no atendimento à população.
Após a liberação das três novas unidades recuperadas, a previsão do IFNMG é de que mais duas macas sejam restauradas até o final de setembro. A medida ajuda a minimizar os impactos da retenção de macas em hospitais, problema comum diante da superlotação e da falta de infraestrutura, que acaba comprometendo a agilidade no atendimento de novos pacientes.