Um incêndio de grandes proporções atingiu, nesta terça-feira (9), o Parque Estadual da Lapa Grande, em Montes Claros, destruindo aproximadamente 27 hectares de vegetação. A fumaça densa se espalhou por vários pontos da cidade, prejudicando a qualidade do ar e causando irritação nas vias respiratórias.
As chamas tiveram início por volta das 16h30 e mobilizaram uma força-tarefa formada pelo Corpo de Bombeiros Militar, Instituto Estadual de Florestas (IEF), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Cemig. No total, 23 pessoas, entre bombeiros, brigadistas e funcionários do parque, além de um drone, foram empregadas no combate, que durou cerca de cinco horas.
Na manhã desta quarta-feira (10), equipes (04 bombeiros e 09 brigadistas) retornaram ao local para realizar o rescaldo e o monitoramento da área, evitando a reignição de focos. Até o momento, não há chamas ativas e as causas do incêndio permanecem desconhecidas.
Criado em 2006 e ampliado em 2014, o Parque Estadual da Lapa Grande é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, com 15.360 hectares. A área abriga importante fragmento do bioma Cerrado, além da mata seca, em uma região de transição entre o cerrado e a caatinga.