Dois jovens, de 20 e 22 anos, foram presos após a Polícia Militar encontrar vários pés de maconha cultivados em uma estufa improvisada dentro de uma residência no bairro Morrinhos, em Montes Claros, na noite dessa terça-feira (6). A ação ocorreu após denúncia de que um dos moradores estaria armazenando grande quantidade de drogas no imóvel.
De acordo com a PM, os militares receberam informações e passaram a monitorar o local, além de colher relatos de moradores das proximidades, que apontaram intenso fluxo de pessoas, possivelmente usuários de drogas. Durante a verificação, os policiais visualizaram, na varanda do apartamento, um vaso com um pé de maconha e sentiram forte odor típico da substância.
Com os indícios constatados e o portão do imóvel aberto, a equipe policial entrou no local e realizou buscas. Na varanda, foi apreendido um vaso grande com uma planta de maconha. No segundo andar, os militares localizaram uma estrutura semelhante a uma estufa, equipada com controle de temperatura, ventilação, umidade e iluminação. No interior do imóvel foram encontrados ainda 13 vasos grandes e 30 vasos menores contendo pés de maconha, uma barra grande de maconha prensada, duas buchas da mesma substância, 29 porções médias de material semelhante a flor da maconha, uma porção maior do mesmo material e uma embalagem de vidro com maconha.
Durante as buscas, os dois jovens chegaram ao local e foram abordados. Ambos relataram ser estudantes universitários e informaram que residem no imóvel juntamente com um terceiro suspeito, de 19 anos. O jovem de 22 anos afirmou que o alvo da denúncia é um amigo que já morou no local, frequenta o apartamento diariamente e seria o responsável por adquirir os utensílios utilizados no cultivo das plantas. Ele disse ainda que auxiliava no cultivo, negando a venda de drogas, mas admitiu disponibilizar sua conta bancária, telefone e PIX para transações. O jovem de 20 anos optou por permanecer em silêncio, informando apenas que mora no local há cerca de três meses.
Uma equipe policial deslocou-se até a residência do suspeito, de 20 anos, apontado como responsável pelo cultivo, mas ele não foi localizado. Em consulta aos sistemas da PM, foi constatado que o jovem possui passagens anteriores por tráfico de drogas. Diante dos fatos, os dois rapazes abordados foram presos em flagrante e encaminhados à Delegacia de Plantão, juntamente com todo o material apreendido.