Montes Claros se despede com pesar de Frei Valdo, figura marcante da Igreja Católica no Norte de Minas. Valdomiro Soares Machado, conhecido por seu trabalho à frente da Fazenda da Solidariedade, faleceu nessa terça-feira (22), aos 76 anos, na Santa Casa da cidade, onde fazia tratamento contra um câncer no fígado e pâncreas.
O velório teve início às 23h de terça na funerária Santa Casa. Nesta quarta-feira (23), a programação de despedida inclui diversas celebrações religiosas. Às 8h, foi realizada a primeira missa na própria funerária. O corpo foi conduzido à Catedral Metropolitana onde ocorrem missas às 9h30 e às 12h.
A principal celebração será às 14h30, com a missa de Exéquias presidida por Dom José Carlos de Souza Campos, arcebispo metropolitano. Em seguida, o cortejo fúnebre passará pelas igrejas São José Operário e Santos Reis – locais onde o frei atuou como vigário – até o Cemitério de Nova Esperança, onde será sepultado.
Frei Valdo falceu nesta terça-feira (22) onde fazia tratamento contra o câncer
Ordenado diácono em 1984 e presbítero em 1985, Frei Valdo deixa um legado de fé, acolhimento e serviço à comunidade, especialmente por sua dedicação à recuperação de dependentes químicos por meio da Fazenda da Solidariedade.
A Arquidiocese, familiares e fiéis prestam homenagens ao sacerdote que, com simplicidade e entrega, tocou tantas vidas. “Rezemos pelo descanso eterno de Frei Valdo. Que Cristo, Bom Pastor, o conduza à vida eterna e lhe conceda o repouso em sua paz”, declarou Dom José Carlos de Souza Campos, arcebispo metropolitano de Montes Claros.
Nas redes sociais, centenas de mensagens demonstram o carinho e a gratidão por tudo o que Frei Valdo representou.