Dezesseis pássaros da fauna silvestre foram apreendidos pela Polícia Militar de Meio Ambiente em Montes Claros nessa segunda-feira (8). As aves, de espécies como papa-capim, bigodinho, trinca-ferro, patativa e galo-de-campina, eram mantidas em cativeiro em uma residência no bairro Camilo Prates. Elas estavam distribuídas em gaiolas e em um viveiro no segundo andar do imóvel. No local, os militares também apreenderam um alçapão utilizado para capturar os animais.
O morador, de 21 anos, confessou que capturava as aves há cerca de um ano em uma área de mata próxima, com a intenção de criá-las e vendê-las. O crime foi descoberto após uma denúncia anônima apontar a criação e o comércio ilegal de pássaros no endereço.
Ainda segundo a PM, o jovem assinou um TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência), comprometendo-se a comparecer em audiência, e recebeu uma multa no valor de R$ 22.339,70. As aves foram encaminhadas ao Cetas (Centro de Triagem de Animais Silvestres), onde passarão por avaliação e cuidados adequados.