As quatro cobras mais venenosas do mundo são da Índia. A mais perigosa delas é responsável por 43% das mordidas do animal no país, causando entre 15 mil e 25 mil mortes por ano.
Já no Brasil, apenas quatro espécies de cobras venenosas oferecem risco médico, com perigo de morte para quem for picado. Os brasileiros devem tomar cuidado com jararacas, surucucus, cascavéis e corais-verdadeiras.
Em caso de picada de cobra, segundo o Instituto Butantan, é preciso lavar o local da mordida com água e sabão e procurar atendimento médico imediatamente. Se possível, a pessoa picada deve ficar deitada, com o membro que foi mordido levantado. Além disso, não é recomendado fazer torniquetes, tentar sugar o veneno com a boca ou cortar a região da picada.
Saiba quais são as cobras mais venenosas do mundo a seguir
Víbora-de-Russell
A Russel Indiana, também conhecida como Víbora-de-Russel, é a mais perigosa das serpentes. Trata-se de uma espécie defensiva, que morde sem muita provocação. Sua picada é extremamente dolorosa, por causa do veneno potente.
Krait comum
A krait comum também é encontrada na Índia. Ela registra taxa de mortalidade de 70% a 80%, com veneno que causa paralisia irreversível na vítima. A cobra é responsável pela morte de cerca de 10 mil pessoas por ano no país.
Naja-indiana
A naja-indiana é responsável por cerca de 12% das mortes por picadas de cobra na Índia. Apesar de possuir um veneno moderadamente potente, a cobra-indiana mata cerca de 15 mil pessoas todos os anos.
Víbora-de-escamas-serrilhadas-indiana
Apesar de ser pequena, a víbora-de-escamas-serrilhadas-indiana tem alto grau de agressividade e envenena mais de 75% de suas vítimas. A espécie mata cerca de 4 mil a 5 mil pessoas anualmente na Índia.