Macacos-barrigudos mantidos como pets são resgatados e levados para zoológico no ES

Barrigudinho e Bob eram mantidos de forma ilegal no Amazonas

A espécie dos macacos, Lagothrix lagotricha cana, está ameaçada de extinção

Dois macacos-barrigudos, que eram mantidos como animais de estimação no Amazonas, foram resgatados e desembarcaram em Marechal Floriano, no Espírito Santo, nessa terça-feira (13). Barrigudinho e Bob farão parte de um programa de conservação do zoológico da cidade.

A espécie dos macacos, Lagothrix lagotricha cana, está ameaçada de extinção. Os animais eram mantidos de forma ilegal e um deles era vítima de maus tratos.

Leia também

Barrigudinho e Bob já haviam sido resgatados e aguardavam a definição de um local adequado para acolhimento definitivo. Enquanto isso, os animais ficaram sob os cuidados do Centro de Triagem de Animais Silvestres do Amazonas (Cetas-AM), ligado ao Ibama.

Bob, que sofria maus-tratos, foi encontrado em Tefé, no Amazonas, amarrado a uma árvore, sem água e comida. Já Barrigudinho foi entregue voluntariamente ao Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), em Manaus.

O transporte foi feito por meio de um voo de Manaus a Vitória, com escala em Guarulhos (SP). De acordo com o ZooPark da Montanha, nova casa dos macacos, sempre que possível, descendentes deles podem ser preparados para uma futura reintrodução à natureza.

Formada em Jornalismo pela Puc Minas, Paula Arantes produziu inicialmente conteúdos para as editorias Minas Gerais, Brasil, Mundo, Orações e Entretenimento no portal da Itatiaia. Atualmente, colabora com a editoria Meio Ambiente. Antes, passou pelo jornal Estado de Minas.

Ouvindo...