Onça-pintada é flagrada com novos filhotes em parque no Paraná; veja vídeo

Espécie é considerada ‘Vulnerável’ no Brasil e ‘Criticamente Ameaçada’ na Mata Atlântica

Ao longo dos últimos sete anos, Janaína teve cinco crias

A onça-pintada Janaína, moradora do Parque Nacional do Iguaçu (PR), teve dois filhotes. O Projeto Onças do Iguaçu divulgou nessa terça-feira (20) o primeiro flagra da mãe com as crias de cerca de cinco a quatro meses de idade.

Ao longo dos últimos sete anos, Janaína teve cinco crias, sendo que os primeiros filhotes nasceram em 2019. Ainda não se sabe qual o sexo dos felinos.

Leia também

Quando os cientistas conseguirem descobrir se são machos ou fêmeas, o público poderá participar na escolha dos nomes. O nome da mãe, Janaína, foi escolhido por parceiros do projeto e remete à ideia de “senhora das águas”, em referência à forte associação da onça-pintada com rios e ambientes florestais bem preservados.

Veja o vídeo:

Vale lembrar que a onça-pintada está classificada como Vulnerável no Brasil e Criticamente Ameaçada na Mata Atlântica. Entre as principais ameaças à espécie estão a perda e fragmentação de habitat e a caça ilegal.

“Registros como este reforçam a importância da manutenção da integridade do Parque Nacional do Iguaçu e a relevância da existência de um projeto de conservação para essa espécie, além de indicar a necessidade de atuação permanente das autoridades ambientais para afastar ameaças como a caça”, afirma a coordenadora executiva do projeto, Yara Barros.

Formada em Jornalismo pela Puc Minas, Paula Arantes produziu inicialmente conteúdos para as editorias Minas Gerais, Brasil, Mundo, Orações e Entretenimento no portal da Itatiaia. Atualmente, colabora com a editoria Meio Ambiente. Antes, passou pelo jornal Estado de Minas.

Ouvindo...