Cheia do Rio Acre em Rio Branco supera nível de inundação, aponta SGB

Segundo o Serviço Geológico do Brasil (SGB), primeiras casas já foram atingidas na capital do Acre

Em Xapuri, Brasiléia e Epitaciolândia, cidades por onde o Rio Acre também passa, os níveis do rio apresentam valores abaixo da cota de alerta

O nível do Rio Acre em Rio Branco está em 14,55 metros, 55 centímetros acima do nível de inundação, segundo o Serviço Geológico do Brasil (SGB). As informações foram divulgadas nesse domingo (18), no boletim de alerta hidrológico da Bacia do Rio Acre (SAH Rio Acre).

A cheia foi provocada por um acúmulo que aconteceu no fim do ano passado, somado às chuvas no início de 2026. O pesquisador Artur Matos, do SGB, explicou à Agência Brasil que o nível de água deve se estabilizar nos próximos dias.

Leia também

“A onda de cheia já passou, o nível do rio já subiu e já desceu. Agora está descendo”, afirma. O pesquisador do SGB admitiu, por outro lado, que, se acontecer uma nova chuva, o nível do rio pode voltar a subir.

Ele detalha que, dentro dos conceitos do SGB, quando há inundação as primeiras casas já foram atingidas. “Alguma coisa já deve ter sido atingida em Rio Branco”, afirma.

Em Xapuri, Brasiléia e Epitaciolândia, cidades por onde o Rio Acre também passa, os níveis do rio apresentam valores abaixo da cota de alerta, de 1.250 cm e 980 cm, respectivamente, atingindo 1.168 cm e 584 cm.

Formada em Jornalismo pela Puc Minas, Paula Arantes produziu inicialmente conteúdos para as editorias Minas Gerais, Brasil, Mundo, Orações e Entretenimento no portal da Itatiaia. Atualmente, colabora com a editoria Meio Ambiente. Antes, passou pelo jornal Estado de Minas.

Ouvindo...