Inea resgata mudas de planta rara avaliada em milhares de dólares no RJ

Plantas da espécie Worsleya procera estavam armazenadas em sacolas e escondidas à beira de uma trilha

Espécie é avaliada em milhares de dólares e está entre as mais procuradas no tráfico ilegal

Nove exemplares de Worsleya procera, planta rara ameaçada de extinção, foram resgatadas nessa quarta-feira (14) pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), durante ação de monitoramento no Monumento Natural Estadual da Serra da Maria Comprida (Mona), em Petrópolis (RJ). A espécie é avaliada em milhares de dólares e está entre as mais procuradas no tráfico ilegal.

As plantas foram extraídas ilegalmente e estavam armazenadas em sacolas plásticas, à beira de uma trilha. A suspeita do Inea é de que os criminosos tenham escondido as plantas para serem retiradas em um momento de menor movimentação.

Leia também

Depois do resgate, as mudas foram replantadas no habitat natural da espécie, em locais de difícil acesso. O secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, destaca que “a extração irregular de plantas nativas configura crime ambiental”.

“O instituto reforça o monitoramento constante em nossas unidades de conservação e contamos com o apoio da população no combate a esse tipo de delito. A perda de espécies endêmicas é irreparável e empobrece o patrimônio natural do estado”, reforçou o secretário.

De acordo com o Inea, a Worsleya é uma planta endêmica do estado do Rio de Janeiro e muito valorizada no mercado ilegal de plantas ornamentais. A espécie, buscada especialmente no mercado asiático, tem registros científicos há cerca de cerca de 150 anos.

Formada em Jornalismo pela Puc Minas, Paula Arantes produziu inicialmente conteúdos para as editorias Minas Gerais, Brasil, Mundo, Orações e Entretenimento no portal da Itatiaia. Atualmente, colabora com a editoria Meio Ambiente. Antes, passou pelo jornal Estado de Minas.

Ouvindo...