Claude, jacaré albino símbolo de São Francisco, é homenageado em despedida pública

Jacaré ganhou rua batizada com seu nome e cortejo recebeu centenas de fãs

Raro jacaré albino de 30 anos morreu vítima de um câncer no fígado

Centenas de pessoas se despediram do jacaré albino Claude nesse domingo (18) na cidade de São Francisco, na Califórnia. O animal, que era símbolo da cidade, morreu aos 30 anos no início de dezembro de 2025.

O tributo contou com banda ao estilo de Nova Orleans, um pão de dois metros e meio de comprimento no formato do jacaré, contação de histórias por drag queens e até mesmo uma rua oficialmente batizada com seu nome, Claude the Alligator Way.

Cientistas que cuidavam do animal compartilharam lembranças com o jacaré albino. Bart Shepherd, da Academia de Ciências da Califórnia, onde Claude vivia, lembrou de quando o bicho comeu a sapatilha de uma menina que visitava o local. “Não é tarefa fácil tirar um sapato de dentro de um jacaré", disse.

Leia também

Desde seu falecimento, a academia recebeu milhares de cartas de fãs de Claude. “Obrigado por inspirar tantas crianças ao longo dos anos. Você nos lembrou que nossas diferenças são o que nos tornam únicos e especiais, e que elas devem ser celebradas”, escreveu um dos visitantes.

Morte de Claude

O raro jacaré albino de 30 anos morreu vítima de um câncer no fígado. Ele passou quase 20 anos na Academia de Ciências da Califórnia. Antes de morrer, o animal apresentava diminuição do apetite e foi transferido para uma área reservada para receber tratamento para uma suspeita de infecção.

Claude nasceu em um pântano da Louisiana e passou um tempo no Zoológico St. Augustine Alligator Farm, na Flórida. Devido ao albinismo, as chances de sobrevivência na natureza eram pequenas.

Formada em Jornalismo pela Puc Minas, Paula Arantes produziu inicialmente conteúdos para as editorias Minas Gerais, Brasil, Mundo, Orações e Entretenimento no portal da Itatiaia. Atualmente, colabora com a editoria Meio Ambiente. Antes, passou pelo jornal Estado de Minas.

Ouvindo...