Ataques de tubarão levam autoridades a fechar praias na Austrália

País registrou quatro ataques de tubarão-touro em apenas 48 horas

Espécie é responsável por cerca de 16% das mordidas registradas na Austrália

Quatro pessoas foram atacadas por tubarões em Nova Gales do Sul, na Austrália, em apenas 48 horas. O ataque mais recente aconteceu nessa terça-feira (20), quando um surfista de 39 anos foi mordido em Port Macquaire.

O homem ficou levemente ferido. As outras vítimas foram dois meninos, de 11 e 12 anos, e um homem de 27, que ficou em estado crítico. As autoridades decidiram fechar todas as praias da zona norte de Sydney e dos arredores de Port Macquaire.

Os ataques foram provocados por tubarões-cabeça-chata, também conhecido como também conhecido como tubarão-touro ou tubarão-buldogue. A mordida dessa espécie está entre as mais graves, juntamente com as mordidas de tubarões-brancos e tubarões-tigre.

Leia também

De acordo com o Banco de Dados Australiano de Incidentes com Tubarões, a espécie é responsável por cerca de 16% das mordidas registradas na Austrália desde o início das medições, no início do século XIX. Segundo a instituição, os tubarões-touro buscam águas turvas e quentes para caçar.

Os ataques têm relação com as fortes chuvas que atingiram Sydney nesse final de semana. Com as tempestades, grandes quantidades de água doce e turva foram despejadas na costa e nas praias. Por isso, a água do mar ficou escura em algumas áreas, atraindo os tubarões em busca de alimentação de peixes menores.

Formada em Jornalismo pela Puc Minas, Paula Arantes produziu inicialmente conteúdos para as editorias Minas Gerais, Brasil, Mundo, Orações e Entretenimento no portal da Itatiaia. Atualmente, colabora com a editoria Meio Ambiente. Antes, passou pelo jornal Estado de Minas.

Ouvindo...