Ouvindo...

Viçosa reconhece expressão ‘Vira Lata Caramelo’ como patrimônio cultural

Segundo a lei, o cão tem a imagem associada a resiliência, solidariedade e convivência urbana

Foi sancionada a Lei Municipal que reconhece oficialmente a expressão “vira-lata caramelo” como manifestação cultural imaterial do município em Viçosa, na Zona da Mata,

O projeto é de autoria da vereadora Marly Coelho (PRD) e foi aprovado na Câmara Municipal no dia 19 de maio. A assinatura da lei nº 3.160/2025 pelo prefeito Angelo Chequer (União) contou com a presença de Lindinha, uma cadela caramelo resgatada pela parlamentar, que representa o símbolo afetivo da proposta.

Segundo a lei, o popular cão de rua tem a relevância cultural reconhecida, com a imagem associada a valores como resiliência, solidariedade e convivência urbana.

Com a sanção, Viçosa passa a ser a primeira cidade a reconhecer o cachorro caramelo como patrimônio cultural. O município informou que a medida pretende abrir caminhos para políticas públicas de proteção animal, educação e valorização cultural.

* Escrita por Mayara Fernandes sob supervisão de Roberta Oliveira

Leia também

Mayara Fernandes é natural de Juiz de Fora, graduanda em jornalismo pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Gosta de ver filmes e ler livros. Estágiaria Web e Design Gráfico em Juiz de Fora desde abril de 2024.