Veterinária fala sobre agitação dos gatos com a decoração de Natal

Especialista orienta os cuidados para proteger os felinos de acidentes

Gato encarando árvore de natal

As decorações de Natal além de mudarem o clima doméstico podem trazer outra surpresa: os gatos bagunçando ou destruindo tudo. Não é uma implicância gratuita: o comportamento tem motivo e os tutores devem estar atentos para evitar acidentes.

As árvores e toda decoração natalina mudam a rotina da casa e imediatamente despertam a curiosidade nos gatos, como explica a médica veterinária Mariana Finamore. “Na natureza, os felinos têm hábitos de escalar e buscar lugares altos para observar com segurança. Árvores de natais cheias de níveis, texturas, movimentos, cores ativam esse instinto”.

Os alertas para a curiosidade não ferir o gato

Mariana Finamore também alerta que essa brincadeira pode se tornar perigosa, caso os animais comam um enfeite ou entrem em contato com fios expostos. “Os tutores devem adotar alguns cuidados, como preferir modelos firmes e fixos de árvores, enfeites leves e que não quebrem e evitar deixar fios elétricos expostos”.

Outros objetos e decorações como neve artificial, purpurina e spray decorativos devem ser evitados. Esses materiais podem causar intoxicação, asfixia, um risco real à saúde dos animais.

Em em caso de vômitos, salivação, engasgos, falta de apetite, diarreia e outros desconfortos, Mariana Finamore ressalta que o médico veterinário deve ser procurado imediatamente.

Com esses cuidados, o seu natal pode seguir cheio de vida e decorações e o seu pet também pode aproveitar em segurança.

*Escrita por Michel Santos sob supervisão de Roberta Oliveira

Leia também

Ouvindo...