Ubá registra 92 casos suspeitos de leptospirose segundo o Boletim Informativo divulgado nesta sexta (13) pela Secretaria Municipal de Saúde de Ubá, uma das cidades mais afetadas pelas chuvas de fevereiro na Zona da Mata.
Nos últimos dias, as notificações subiram de 41 para 78 entre quarta (11) e quinta (12) e agora com mais 14 novos registros, desde o dia 24 de fevereiro. Até agora, foi confirmado o
Os demais
Na região, também há registro de um caso confirmado em Matias Barbosa e outros 43 em investigação. Já em Juiz de Fora, segundo a Secretaria de Saúde, não há casos registrados até o momento.
Orientações
A Secretaria de Saúde de Ubá orienta a população a ficar atenta aos principais sintomas da leptospirose, como febre, dor no corpo, dor de cabeça, náuseas e mal-estar. Ao apresentar esses sinais, é importante procurar uma Unidade de Saúde para avaliação médica.
Nos casos mais graves, com febre alta persistente, vômitos intensos, dificuldade para respirar ou piora do estado geral, a recomendação é buscar atendimento imediato em uma unidade hospitalar.
A Secretaria também reforça a importância de usar luvas, botas e outros equipamentos de proteção durante a limpeza de locais atingidos por enchentes ou contato com água e lama possivelmente contaminadas.
Leia também
Chuva em Ubá: município registra 170 mm em três horas e meia Lama, destruição e hora de recomeço: veja como ficou Ubá após temporal histórico em Minas Programa ‘Agora tem Especialista’ amplia exames oferecidos em Juiz de Fora Polícia Civil e Receita Federal realizam mapeamento aéreo de Juiz de Fora