Prefeitura investiga suspeitas de casos e de morte por leptospirose em Ubá

Cidade está em estado de calamidade por causa das fortes chuvas. Confira orientações do setor de saúde

Destruição no Centro de Ubá após dois dias de chuvas intensas e enchentes

A Prefeitura de Ubá informou que 17 casos de leptospirose estão sendo investigados no município. A Vigilância Epidemiológica também acompanha um óbito suspeito da doença.

Todas as notificações foram registradas a partir do dia 25 de fevereiro. A cidade está em estado de calamidade por causa das fortes chuvas.

Apesar dos casos suspeitos, a Prefeitura informou que não há confirmação da doença até o momento. As amostras coletadas dos pacientes foram enviadas para análise na Fundação Ezequiel Dias, em Belo Horizonte.

A leptospirose é causada por uma bactéria presente na urina de ratos, que pode contaminar a água e a lama das enchentes.

Os principais sintomas são febre, dor de cabeça, dores fortes no corpo, especialmente nas panturrilhas, náuseas e mal-estar.

Em caso de sintomas leves, a orientação é procurar a unidade básica de saúde mais próxima. Já em casos mais graves, a recomendação é buscar atendimento em unidades de pronto atendimento ou hospitais.

Durante a limpeza de locais atingidos por enchentes, como a que ocorreu em fevereiro na região, a orientação é usar botas e luvas de borracha e higienizar tudo que teve contato com a lama com água sanitária.

Leia também

Leia também

Désia Souza é jornalista pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde também cursou pós graduação em “Mídia e Cidadania” e mestrado em “Comunicação e Poder”. É coordenadora de jornalismo na Itatiaia Juiz de fora, onde também atua como âncora e repórter.

Ouvindo...