Ouvindo...

Semana do Fazendeiro movimenta Viçosa com cursos, shows e atrações infantis

Com o tema “Plantando o futuro: ciência e inovação na produção, proteção e uso sustentável de florestas”, a programação vai até sexta (18)

Começou a 95ª edição da Semana do Fazendeiro, um evento de extensão da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Com o tema “Plantando o futuro: ciência e inovação na produção, proteção e uso sustentável de florestas”, o campus Viçosa ficará movimentado até sexta-feira (18) com uma programação diversa para todas as idades.

Ao todo, serão 358 cursos de capacitação, conversas com especialistas, dias de campo, palestras, exposições, apresentações artístico-culturais, feiras agrícola e de artesanato, praça de alimentação e atrações gratuitas voltadas para as crianças.

Para os que não conseguiram se inscrever pela internet e quer participar, haverá a possibilidade de realizar a inscrição presencialmente na secretaria da Semana do Fazendeiro, que funciona no Centro de Vivência, das 12h às 18h, no sábado (12), e das 8h às 18h, nos demais dias.

Cada inscrito pode participar de até dez capacitações, conforme a disponibilidade de vagas, e de quantas conversas com especialistas conseguir encaixar na grade de horários.

Atividade sendo realizada durante a 95ª Semana do Fazendeiro

Abertura

A palestra de abertura da 95ª Semana do Fazendeiro será na segunda-feira (14), às 18h, no auditório da Biblioteca Central. Ela será ministrada pelo diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Daniel Carrara, ex-aluno da UFV.

Também integram a programação a 12ª Semana da Mulher Rural, a 16ª Semana da Juventude Rural, o 9º Torneio Leiteiro de Viçosa e Região e o 3º Encontro de Produtores de Leite.

O evento é promovido pela instituição e coordenado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, com o apoio das demais pró-reitorias e de um número significativo de voluntários e parcerias importantes, como Senar, Emater, IMA, Epamig e Embrapa, além de programas de extensão da Universidade, como o Família do Leite.

Programação

  • Atividades infantis gratuitas

Nesta edição, foram preparadas mais atividades gratuitas para as crianças: o Espaço Kids terá brincadeiras promovidas pelo Projeto Pimbol para o público de até 12 anos, das 10h às 22h, no sábado e no domingo, e das 13h às 21h, de segunda a sexta-feira. O Espaço contará ainda com brinquedos infláveis gratuitos, no sábado e domingo, das 18h às 22h, e de segunda a sexta, das 18h às 21h.

A Ludoteca, programa de extensão que envolve os departamentos de Educação e de Educação Física, também oferece uma programação especial voltada para as crianças, famílias e educadores, de sábado a sexta-feira, das 9h às 17h. Haverá um espaço acolhedor, gratuito e interativo, com pintura em papel, jogos variados e brincadeiras tradicionais.

  • Espaços abertos

As feiras agrícola e de artesanato e a praça de alimentação começam às 11h e abrem para todo o público. Já o espaço Agronomia Caminhos da Produção e o Circuito Florestal, novidades desta edição, funcionam em frente ao Centro de Vivência e ao prédio da Reitoria, respectivamente, a partir das 13h.

  • Programação musical

O evento traz shows, com estilos variados, todos os dias. Eles são realizados no Espaço Multiuso. Neste fim de semana, a programação começa às 16h. Já entre 14 a 18 de julho, as apresentações começam às 18h30.

  • Sábado - 12 de julho

16h: Jeayne - música sertaneja
18h30: Luís Márcio e Banda - música sertaneja
21h: Banda Charme - forró

  • Domingo - 13 de julho

16h: Samba Choro - samba
18h30: Hamilton e Banda - pagode
21h: Moreninhos do Forró - forró

Leia também

* Escrita por Mayara Fernandes sob supervisão de Roberta Oliveira

Mayara Fernandes é natural de Juiz de Fora, graduanda em jornalismo pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Gosta de ver filmes e ler livros. Estágiaria Web e Design Gráfico em Juiz de Fora desde abril de 2024.