A Colônia de Férias Científica do Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebe inscrições para a 7ª edição até a próxima segunda-feira (15).
No total, são 74 vagas para crianças e adolescentes, com inscrições por faixas etárias. A programação será realizada entre 12 a 16 de janeiro e envolve atividades lúdicas e investigativas nas áreas de Ciências Naturais, Matemática e Robótica, estimulando o pensamento crítico e o engajamento em ciência.
Atividades para as crianças
A Colônia de Férias Científica é uma atividade de extensão que busca promover o letramento científico de crianças do ensino fundamental I e apoiar a formação de professores da rede pública. Os interessados devem preencher o
São 54 vagas para crianças, distribuídas igualmente entre três faixas etárias: 6 e 7 anos, 8 e 9 anos, e 10 e 11 anos. Em cada grupo, metade das vagas será destinada a estudantes de escolas públicas, e a outra metade ao público geral.
As vagas serão preenchidas por meio de sorteio, no dia 17 de dezembro, às 10h, com transmissão ao vivo no
Curso de programação para adolescentes
A atividade “Introdução a Programação com Python” é realizada em uma parceria da Colônia de Férias Científica com o Grupo de Ação Tutorial da Faculdade de Engenharia Computacional.
O objetivo é introduzir conceitos de básico de programação de computadores a estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, utilizando a linguagem de programação Python.
Serão disponibilizadas 20 vagas para adolescentes entre 13 e 18 anos, que estejam regularmente matriculados a partir do oitavo ano do Ensino Fundamental II. Os interessados devem preencher o
A equipe responsável pelo planejamento e pela realização da atividade é composta por professores efetivos da UFJF, com o apoio de mediadores dos cursos de graduação em Engenharia Computacional.
O curso também será realizado de 12 à 16 de janeiro de 2026, no horário de 14h às 16h, no Centro de Ciências da UFJF.
Leia também
Divulgação do gabarito, notas e resultado confira as informações pós PISM Pism 2026: Psicologia, Computação e Medicina são os cursos mais concorridos