Real Grandeza e Unidos do Ladeira são as campeãs do Carnaval 2026 em Juiz de Fora

Enredos sobre o luar e homenageando Tarcísio Delgado receberam as melhores notas dos jurados.

Real Grandeza é campeã do carnaval de 2026 em Juiz de Fora

Real Grandeza, no Grupo Especial, e Unidos do Ladeira, no Grupo de Apoio, são as campeãs do Carnaval de Juiz de Fora. As agremiações trouxeram enredos, respectivamente, sobre o encanto do luar e a homenagem ao ex-prefeito Tarcísio Delgado, falecido em 2025.

A apuração das notas dos dois dias de desfile no Circuito Júlio Guedes foi na tarde desta terça-feira (17) no Teatro Paschoal Carlos Magno. A apresentação marcou o retorno das escolas depois de dois anos longe da programação oficial.

Real Grandeza e o luar campeão

A escola de samba Real Grandeza é a grande campeã do carnaval de Juiz de Fora. O resultado foi divulgado agora a pouco, após apuração no Teatro Paschoal Carlos Magno.

Com sete décimos de diferença da segunda colocada, Rivais da Primavera, a Real Grandeza acumulou 178,3 pontos, pesando a diferença nos quesitos alegorias e mestre sala e porta bandeiras. Já a terceira colocada foi a Mocidade Alegre de São Mateus, com 177,4 pontos.

Última escola a desfilar na avenida, a Real Grandeza trouxe o enredo “Eterna Lua de Real Grandeza: Encantos e Segredos Sob o Luar”. Mistério, magia, fé e poesia passearam pelas fases da lua, pelas mitologias, pelo sagrado e pelo profano, pelos tambores, pelos terreiros e pela força do amor.

Em “É Carnaval, o coro vai comer. Lá vem a Rivais, 50 anos de glórias… o universo vai tremer!”, a Rivais revisita momentos marcantes da sua trajetória, exaltando a cultura popular, a luta, a alegria e o amor pelo samba que fazem parte da sua história.

Em “Nos 60 anos dos desfiles em Juiz de Fora, a Mocidade Alegre celebra enredos que fizeram história”, a escola revisita grandes momentos do carnaval, homenageia artistas, crenças, culturas, territórios e personagens que ajudaram a construir essa festa tão plural e apaixonante. É lembrança que emociona, é alegria que transborda, é samba que atravessa gerações.

Dirigentes de Unidos do Ladeira, Roseira da Zona Sul e União das Cores premiadas após apuração

Ladeira retorna com título no Grupo de Apoio

No grupo de acesso, a Unidos do Ladeira foi a primeira colocada com 176,9 pontos; seguida pela Rosas de Ouro, com 173,7 e União das Cores, com 171,1 pontos.

No enredo “Austeridade, Competência e Amor – Tarcísio Delgado, o Ladeira canta o seu valor”, o Ladeira leva pra nossa avenida a trajetória de Tarcísio Delgado, marcada pela simplicidade, pela política feita com afeto e pelo compromisso social que virou legado.

Em “Batuques do meu lugar / Deixa meu povo dançar!”, a Roseira da Zona Sul celebra a diversidade cultural brasileira em toda a sua potência: samba, pagode, forró, hip hop, afoxé, capoeira, festas populares, fé, dança e muita música até o dia raiar.

A União das Cores trouxe o enredo “A Força da Agricultura que Alimenta o Mundo”, uma homenagem a terra abençoada, o trabalho do povo negro, dos imigrantes e de todos que fizeram do solo brasileiro um símbolo de luta, esperança e fartura. Do campo à mesa, brota a vida, florescem as cores e nasce a alegria de um país que acredita no futuro.

Leia também

Leia também

Désia Souza é jornalista pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde também cursou pós graduação em “Mídia e Cidadania” e mestrado em “Comunicação e Poder”. É coordenadora de jornalismo na Itatiaia Juiz de fora, onde também atua como âncora e repórter.
Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web na Itatiaia Juiz de Fora desde 2023. Tricampeã na categoria Web/Mídias Digitais no Prêmio Oddone Turolla de Jornalismo, do Sindicomércio JF.

Ouvindo...