A operação Virtude, da Polícia Civil, foi realizada nas cidades de Juiz de Fora e Leopoldina, na Zona da Mata, nesta quarta-feira (22).
A ação foi deflagrada para fiscalizar instituições de longa permanência e lares de idosos, em todo o Estado, em alusão ao aniversário de 21 anos do Estatuto da Pessoa Idosa.
Em Juiz de Fora, o Núcleo de Atendimento à Pessoa Idosa (NAPI) conduziu os trabalhos e contou com a participação de 25 policiais civis. Foram vistoriadas 15 instituições, selecionadas com base em denúncias encaminhadas pelos canais oficiais, como os disques 100 e o 181, além de histórico de fiscalizações anteriores.
No município de Leopoldina, os policiais da Delegacia Regional realizaram ações voltadas ao combate à violência contra a pessoa idosa. As equipes estiveram no Lar de Idosos Santo Antônio, onde realizaram entrevistas com funcionários e pessoas acolhidas. Também foram verificadas condições de higiene, segurança e atendimento.
O trabalho buscou identificar irregularidades e promover conscientização sobre o respeito e o cuidado com idosos. Durante a fiscalização, nenhuma ocorrência de cunho policial foi registrada.
* Escrita por Michel Santos sob supervisão de Roberta Oliveira
Leia também
AACI promove programação em homenagem ao Mês do Idoso em Juiz de Fora Instituição para idosos é interditada pela PCMG e Prefeitura em Juiz de Fora Prefeitura abre inscrições para novas feiras livres em Juiz de Fora