Dois homens foram presos após denúncias de violência doméstica e descumprimento de medidas protetivas contra as ex-companheiras pela Polícia Civil. Os casos ocorreram em Cataguases, na Zona da Mata e em São João del-Rei, no Campo das Vertentes.
Após o cumprimento do mandado de prisão preventiva nos dois casos, os presos foram encaminhados ao sistema prisional, onde estão à disposição da Justiça.
Preso ao voltar à Cataguases
Na cidade da Zona da Mata, um homem de 36 anos foi preso pela Polícia Civil por prática de diversos crimes no contexto de violência doméstica e familiar contra a ex-companheira, de 35 anos. Durante o cumprimento da prisão preventiva, também foram apreendidos dois papelotes de cocaína e a caminhonete utilizada pelo suspeito em uma tentativa de atropelamento.
De acordo com a Delegacia de Polícia Civil em Cataguases, o homem é investigado pelos crimes de perseguição, ameaça, dano qualificado, descumprimento de medidas protetivas e feminicídio tentado. A vítima registrou ocorrência no dia 11 de novembro, relatando ameaças e danos ocorridos poucos dias antes, e solicitou medidas protetivas de urgência, deferidas pelo Poder Judiciário. O investigado foi intimado, no dia 13, a cumprir as determinações judiciais, entre elas a proibição de contato com a vítima.
Mesmo ciente das medidas impostas, o suspeito descumpriu as ordens e passou a perseguir a vítima de forma contínua. No dia 15, conforme apurado pela PCMG, o homem utilizou a caminhonete para tentar atropelar a mulher, colidindo contra o veículo dela. Após o crime, fugiu para Guarapari (ES), de onde publicou conteúdos em redes sociais ridicularizando a vítima e debochando da situação.
No entanto, ao retornar à Cataguases para trocar de veículo e recolher pertences pessoais, o homem foi preso. No momento da abordagem, estava com uma bagagem de roupas e dois papelotes de cocaína. A caminhonete utilizada na tentativa de feminicídio foi apreendida, uma vez que foi empregada como instrumento do crime em duas ocasiões.
As investigações seguem em andamento.
Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) da Polícia Civil em São João del-Rei
Preso ao violar decisão judicial em São João del-Rei
Na cidade histórica do Campo das Vertentes, um homem de 54 anos foi preso por violar decisão judicial ao se aproximar da ex-companheira de 61 anos e ameaçá-la. Ele já era investigado por descumprir medidas protetivas de urgência.
Durante as investigações, a equipe da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) reuniu elementos e solicitou a prisão preventiva, posteriormente concedida pela Justiça. O mandado foi cumprido na quarta-feira passada (19).
Leia também
Grupos da sociedade civil cobram fim da violência contra a mulher em JF Número de casos de violência contra a mulher mais que dobra em Minas Gerais