Treze pessoas aceitaram buscar tratamento para dependência química e outras oito foram encaminhadas à Casa de Passagem, garantindo proteção imediata e acesso à rede de assistência de Juiz de Fora.
Este foi o balanço da operação “Recomeço” realizada de forma conjunta pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e da Prefeitura de Juiz de Fora neste mês.
As equipes realizaram busca ativa nas abordagens realizadas na Praça da Estação, na ruas Mister Moore e Hipólito Caron, no Centro.
As equipes se reuniram no pátio da Prefeitura e, em seguida, se deslocaram para os pontos onde foram realizadas as abordagens. Os que aceitaram o tratamento, manifestaram concordância espontânea, formalizada por meio do atestado de adesão voluntária emitido pela equipe do Consultório na Rua (CnaR).
De acordo com a Prefeitura, além do enfrentamento da dependência química, o tratamento também tem como foco a recuperação da autoestima e da autoconfiança das pessoas atendidas, para a retomada de vínculos, projetos de vida e autonomia. A proposta busca fortalecer o cuidado integral e gerar condições para a reinserção social de forma com acompanhamento, acolhimento e apoio contínuo, e tem cada pessoa como sujeito de direitos e protagonista do próprio processo de superação.
*Escrita por Michel Santos sob supervisão de Roberta Oliveira
Leia também
21 Dias de Ativismo: delegada destaca ações no combate à violência contra a mulher Paróquia na Zona Leste é referência na ajuda a atingidos pela chuva extrema em Juiz de Fora