Denúncia: artista de rua relata impedimento a suas atuações

Sil Andrade, cantora, relatou a Itatiaia que sente censura aos artistas de rua

Sil Andrade

Em Juiz de Fora, artistas de rua relataram repressão durante suas atuações no Centro da cidade. Foram divulgados vídeos que mostrar fiscais da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e Guardas Municipais impedindo apresentações

Sil Andrade, cantora, está entre os que realizou denúncia contra o tratamento da Prefeitura aos artistas de rua. A cantora publicou um vídeo nas redes sociais onde mostra a abordagem de uma fiscal da PJF, que tenta a impedir de se apresentar.

Em conversa com a nossa reportagem, Sil relatou sentir-se censurada “Isso pra mim é censura, não é só comigo, isso já tem acontecido há um bom tempo e ficou mais acirrado nos últimos tempos”.

A cantora disse que trabalha há mais de 10 anos e a situação complicou nos últimos tempos “eu enquanto artista publica sentindo tudo isso. Que a rua vem me agredindo, vem me censurando, diante de um projeto que eu já faço há 11 anos, já canto nas ruas da cidade há 21 anos”, aifrmou.

Para resolver o problema, Sil disse que a categoria estuda acionar o conselho de cultura. Conforme Sil, o conselho já possui uma comissão que trabalha na flexibilidade e diálogo com as secretárias da Prefeitura quanto a atuação dos artistas de rua.

Ouça a matéria:

Pronunciamento da SEDUPP

Em nota publicada, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano com Participação Popular alegou que não há uma suposta perseguição a artistas de rua em Juiz de Fora.

Segundo a nota, a legislação municipal estabelece regras para o uso de equipamentos sonoros em áreas públicas, a realização de apresentações em locais de grande circulação, a preservação de áreas tombadas, e para a organização de eventos e atividades no espaço urbano. Essas regras valem para todos, conforme a secretaria, independentemente da atividade exercida, e não são direcionadas à cultura ou à arte.

A secretaria explicou que, para as pessoas que desejarem realizar manifestações culturais no espaço público, o procedimento é acessar a Prefeitura Ágil e selecionar a opção “assuntos diversos” em requerimentos.

*Escrita por Michel Santos sob supervisão de Joubertt Teles

Leia também

Leia também

Joubertt Telles é graduado em jornalismo pelo Centro Universitário Estácio Juiz de Fora, em 2010, e possui curso de Processo de Comunicação e Comunicação Institucional pela Fundação Getúlio Vargas. Trabalha na Itatiaia Juiz de Fora desde 2016, como repórter e apresentação. Prêmio Sindicomércio de Jornalismo 2017, na categoria rádio. Prêmios do Instituto Cultura do Samba como destaque do jornalismo local, em 2016 e 2017. Já atuou na Rádio Globo Juiz de Fora, TVE e Diário Regional, além de ter desempenhado função de assessor parlamentar na Câmara Municipal de Juiz de Fora.

Ouvindo...