Mais de dois mil produtos foram apreendidos em operação da Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e da Fiscalização da Secretaria de Desenvolvimento Urbano com Participação Popular (Sedupp) em um estabelecimento comercial no Centro de Juiz de Fora.
Diante da suspeita de falsificação de etiquetas e irregularidades na origem dos produtos, a Vigilância Sanitária foi acionada e recolheu todos os alimentos e cosméticos irregulares. Eles foram destinados a uma área de depósito até a verificação completa da procedência e autenticidade das informações dos rótulos.
A Itatiaia tenta contato com os responsáveis pela New Shopping e o espaço segue aberto.
Em casos de suspeita de irregularidade, o consumidor pode entrar em contato com o Procon de Juiz de Fora pelo telefone (32) 3690-7610 e registrar sua denúncia.
Problemas nos rótulos
De acordo com a Prefeitura, os itens apreendidos estavam à venda sem rótulos em português, o que é obrigatório por lei, prejudicando o acesso à identificação do importador, valores nutricionais, entre outros dados essenciais.
Fiscais também verificaram a existência de mercadorias com datas de validade indicadas na etiqueta em português divergiam da informação fornecida pelo fabricante, o que pode induzir o consumidor a erro.
Conforme a fiscalização, parte das mercadorias que possuíam o registro apresentava divergências entre as informações do rótulo e os dados oficiais do Ministério da Agricultura.
Os fiscais constataram ainda que etiquetas estavam sendo impressas dentro do próprio estabelecimento, o que levantou dúvidas sobre a legalidade do processo de rotulagem. A Vigilância Sanitária recolheu amostras para análise e conferência dos registros.
Diante das infrações, os produtos foram apreendidos e inutilizados no mesmo local. Um caminhão de lixo do Demlurb foi acionado para fazer o recolhimento do material.
Leia também
Ação itinerante em Juiz de Fora vai agendar emissão da nova carteira de identidade Operação Sterilis desmantela fraudes na venda de fertilizantes na Zona da Mata