Ouvindo...

Juiz de Fora realiza curso de brigada para prevenção de incêndios florestais

A iniciativa é desenvolvida pela Prefeitura e o Corpo de Bombeiros, entre esta terça (29) e quarta (30)

Será realizado entre esta terça (29) e quarta-feira (30) o Curso de Brigada de Incêndio Florestal, em Juiz de Fora, com foco na capacitação de agentes e voluntários para atuação em situações de risco ambiental.

As atividades serão realizadas pela Prefeitura, em parceria com o Corpo de Bombeiros, e ocorrem no Parque Municipal Wilson Coury Jabour, o Parque da Lajinha, das 8h às 17h.

A formação contará com conteúdos teóricos e práticos, abordando desde fundamentos do comportamento do fogo até técnicas de vigilância e combate inicial, uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), manuseio de ferramentas, estratégias de segurança em campo e simulações práticas em área aberta.

A turma será composta por 23 participantes, entre integrantes da Secretaria de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Defesa Civil, voluntários dos Núcleos de Proteção e Defesa Civil (NUPDECs), além de representantes do clube SESI Campestre e da Prefeitura de Coronel Pacheco.

Objetivo do curso

Segundo a administração municipal, o curso tem como objetivo preparar participantes para atuarem com segurança e eficácia na prevenção e combate a incêndios florestais, especialmente em Unidades de Conservação e áreas verdes urbanas, que costumam ser mais suscetíveis durante o período de estiagem.

A iniciativa também integra às ações de educação ambiental e manejo preventivo realizadas no Parque da Lajinha, como a limpeza de trilhas, o monitoramento de focos de calor e a conscientização da população sobre os riscos e impactos do fogo em ecossistemas naturais.

* Escrita por Mayara Fernandes sob supervisão de Roberta Oliveira

Leia também

Leia também

Mayara Fernandes é natural de Juiz de Fora, graduanda em jornalismo pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Gosta de ver filmes e ler livros. Estágiaria Web e Design Gráfico em Juiz de Fora desde abril de 2024.