Ouvindo...

Juiz de Fora promove treinamento sobre prevenção ao suicídio

A ação faz parte da campanha do Setembro Amarelo

Nesta quarta-feira (10), Juiz de Fora recebe o Curso de Atendimento a Tentativas de Suicídio (CATS 2025), promovido pelo 4º Batalhão de Bombeiros Militar. A data também marca o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio e integra a campanha do Setembro Amarelo, que alerta para a importância da saúde mental.

O curso será realizado no Shopping Jardim Norte e tem como objetivo capacitar bombeiros, representantes de outros estados e colaboradores de diversas instituições, oferecendo conhecimentos técnicos e táticos para o atendimento de ocorrências desse tipo.

A organização orienta a população a não se assustar com a movimentação no local, especialmente nas imediações do reservatório de água próximo à Avenida Brasil, onde será realizada uma instrução prática de abordagem ao “tentante” em situações de altura. Todas as ações serão simuladas.

Como pedir ajuda

Além dos postos de saúde, o CVV (Centro de Valorização da Vida) oferece apoio emocional e prevenção ao suicídio em todo o país, 24 horas por dia, pelo telefone 188. Em casos de risco imediato de morte, é necessário ligar para o Samu, no telefone 192.

Leia também

Désia Souza é jornalista pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde também cursou pós graduação em “Mídia e Cidadania” e mestrado em “Comunicação e Poder”. É coordenadora de jornalismo na Itatiaia Juiz de fora, onde também atua como âncora e repórter.
Mayara Fernandes é natural de Juiz de Fora, graduanda em jornalismo pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Gosta de ver filmes e ler livros. Estágiaria Web e Design Gráfico em Juiz de Fora desde abril de 2024.