Um dado recente divulgado pelo Ministério do Turismo classifica Juiz de Fora na categoria “Município Turístico” no
O Mapa é um instrumento de planejamento e gestão do Governo Federal, utilizado para orientar políticas públicas, investimentos e ações de fomento ao turismo em todo o país. A classificação, realizada anualmente pelo Ministério do Turismo, posiciona Juiz de Fora entre os municípios com maior fluxo turístico, melhor estrutura de serviços e gestão pública qualificada para o setor.
Em participação no quadro Itatiaia Entrevista, o secretário de Turismo, Eduardo Crochet, explicou à nossa reportagem quais são os fatores que possibilitaram a permanência da cidade na classificação.
“Juiz de Fora se classificou dessa forma porque ela tem todos os atrativos técnicos considerados pelo Ministério do Turismo: um trade turístico bem assentado, bem consolidado, com hotéis, bares, restaurantes, atrativos e eventos com qualidade técnica, além de uma gestão qualificada das políticas públicas de turismo”, afirma.
Eduardo Crochet também destacou os desafios do setor. “Primeiro, é manter o mapa atualizado, com dados do setor bem definidos. Um outro grande desafio é a gente também ter esse orgulho de ser de Juiz de Fora. É que a gente conheça e reconheça o nosso potencial”, ressalta.
Confira a entrevista na íntegra, com o secretário de turismo Eduardo Crochet.