Ouvindo...

Juiz de Fora é classificada como cidade turística em Mapa do Turismo Brasileiro

‘Conhecer e reconhecer nosso potencial’, afirma secretário de Turismo, Eduardo Crochet, ao Itatiaia Entrevista

Um dado recente divulgado pelo Ministério do Turismo classifica Juiz de Fora na categoria “Município Turístico” no Mapa do Turismo Brasileiro 2025.

O Mapa é um instrumento de planejamento e gestão do Governo Federal, utilizado para orientar políticas públicas, investimentos e ações de fomento ao turismo em todo o país. A classificação, realizada anualmente pelo Ministério do Turismo, posiciona Juiz de Fora entre os municípios com maior fluxo turístico, melhor estrutura de serviços e gestão pública qualificada para o setor.

Em participação no quadro Itatiaia Entrevista, o secretário de Turismo, Eduardo Crochet, explicou à nossa reportagem quais são os fatores que possibilitaram a permanência da cidade na classificação.

“Juiz de Fora se classificou dessa forma porque ela tem todos os atrativos técnicos considerados pelo Ministério do Turismo: um trade turístico bem assentado, bem consolidado, com hotéis, bares, restaurantes, atrativos e eventos com qualidade técnica, além de uma gestão qualificada das políticas públicas de turismo”, afirma.

Eduardo Crochet também destacou os desafios do setor. “Primeiro, é manter o mapa atualizado, com dados do setor bem definidos. Um outro grande desafio é a gente também ter esse orgulho de ser de Juiz de Fora. É que a gente conheça e reconheça o nosso potencial”, ressalta.

Confira a entrevista na íntegra, com o secretário de turismo Eduardo Crochet.

Leia também

Désia Souza é jornalista pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde também cursou pós graduação em “Mídia e Cidadania” e mestrado em “Comunicação e Poder”. É coordenadora de jornalismo na Itatiaia Juiz de fora, onde também atua como âncora e repórter.