O primeiro dia de 2026 começou com um susto para um morador de Barbacena, no Campo das Vertentes. Ele teve que chamar os Bombeiros porque havia uma jararaca no quintal da casa dele no Bairro Floresta.
O morador explicou ao Centro de Operações de Bombeiros (Cobom) que não corria risco imediato à integridade física, porque estava em um nível superior ao local onde estava a serpente.
A guarnição identificou a cobra como uma jararaca, com aproximadamente 60 centímetros de comprimento. Utilizando equipamentos de proteção individual, materiais adequados e técnicas específicas para captura de animais peçonhentos, a captura foi realizada de forma segura.
A serpente foi acondicionada em recipiente apropriado e posteriormente devolvida à natureza, em local adequado, sem registro de vítimas ou danos.
📲 https://t.co/xChMIQfYdA
— Rádio FM Itatiaia / Juiz de Fora (@ItatiaiaJF) January 2, 2026
📷 Corpo de Bombeiros/Divulgação#itatiaia #itasat #itatiaiajf #campodasvertentes #bombeiros #barbacena #serpente pic.twitter.com/1LtuY5grRo
Dicas dos Bombeiros
A corporação reforça que a captura de animais silvestres ou peçonhentos não deve ser realizada por pessoas sem treinamento específico, equipamentos de proteção individual e materiais adequados. Tentativas improvisadas podem resultar em acidentes graves, inclusive com risco de morte. Por isso, as orientações são:
- Não tentar capturar ou manipular serpentes ou outros animais potencialmente perigosos;
- Manter distância e isolar o local, se possível;
- Acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.