Estão abertas as inscrições para 1.978 vagas ociosas em 57 cursos, na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com ingresso no primeiro semestre de 2026.
As vagas estão distribuídas entre os campi de Juiz de Fora, com 1.448 oportunidades; e Governador Valadares, com 530; contemplando perfis diversos – de estudantes que desejam mudar de área a graduados que buscam uma nova formação.
As inscrições devem ser feitas até às 18h do dia 27 de novembro, exclusivamente pela
Modalidades disponíveis
As vagas são divididas em diferentes modalidades de ingresso:
- Ingresso de excedentes dos processos seletivos: candidatos excedentes do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2026 (triênio 2023-2025) e do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026, que podem ser reclassificados conforme a ordem de classificação original. Obs. este público não precisa se inscrever nas vagas ociosas, basta acompanhar os editais de reclassificação.
- Reinscrição ao curso de origem: destinada a estudantes desligados por abandono por não se matricularem em disciplinas.
- Mudança de curso: inclui transferência entre campi para cursos de mesma nomenclatura, mudança de curso dentro da mesma área (no mesmo campus ou entre campi) e mudança de curso para qualquer área.
- Transferência de outra instituição: permite a entrada de estudantes vindos de outras Instituições de Ensino Superior (IES), públicas ou privadas, para cursos de mesma nomenclatura ou dentro da mesma área.
- Ingresso para graduados: opção para quem já possui diploma de nível superior e deseja obter uma nova graduação, seja na mesma área ou em outra.
Vagas disponíveis
As 1.978 vagas estão distribuídas entre 49 graduações sediadas no campus Juiz de Fora e outras oito no campus avançado em Governador Valadares.
Nos editais, as vagas estão listadas de acordo com as modalidades de ingresso. Em Juiz de Fora, os cursos com maior número de vagas disponíveis são as licenciaturas noturnas em Física, Química, Geografia e Matemática. Já no campus de Governador Valadares, os cursos com mais vagas são Ciências Econômicas e Educação Física.
A distribuição das vagas foi definida pelas respectivas coordenações de cada curso, de acordo com as disposições do Regulamento Acadêmico de Graduação (RAG). As vagas de uma modalidade que não forem ocupadas podem ser realocadas e destinadas a outras modalidades de ingresso disponibilizadas pelo curso.
Inscrições e cronograma
Cada modalidade possui requisitos específicos, como histórico acadêmico, vínculo ativo, percentual cursado e nota do Enem (edições de 2015 a 2025), que devem ser conferidos nos editais correspondentes.
No caso dos excedentes dos processos seletivos (Pism e Sisu) não precisam se inscrever. Eles devem apenas acompanhar a publicação dos editais de reclassificação e as orientações disponíveis na página da
Para as demais modalidades – reinscrição, mudança de curso, transferência e ingresso de graduados – a inscrição deve ser realizada obrigatoriamente pelo
Para aqueles que concorrem às vagas por transferência ou ingresso para obtenção de outra graduação, é necessário pagar uma taxa de inscrição no valor de R$176. O pagamento deve ser feito via Guia de Recolhimento da União (GRU), gerada exclusivamente na Área do Candidato, e quitado até às 15h do dia 28 de novembro, exclusivamente no Banco do Brasil, respeitando o horário de compensação bancária.
Os interessados podem solicitar isenção da taxa até 24 de novembro. Para fazer o pedido, o candidato deve se enquadrar em pelo menos uma das opções: estar inscrito no CadÚnico; ou possuir renda familiar bruta, igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita, além de ter cursado o Ensino Médio em escola pública ou com bolsa integral em escola da rede privada. A publicação do resultado dos pedidos está prevista para 25 de novembro.
Os cursos de Bacharelado e Licenciatura em Música também oferecem vagas em diferentes modalidades de ingresso. No Bacharelado, há habilitações em canto, flauta, piano, violão, violino, violoncelo e composição; a Licenciatura possui habilitação em Educação Musical Escolar.
Para ingressar nos cursos de Música, além do atendimento às regras de cada modalidade, é obrigatória a realização da Prova de Habilidades Específicas (PHE), composta por duas etapas eliminatórias: prova prática (remota), com envio de vídeo no YouTube com performance instrumental ou vocal; e prova teórica, com a realização de 20 questões objetivas sobre teoria e percepção musical.
Na prova prática, o vídeo deve ter ao menos cinco minutos para candidatos ao Bacharelado e dois minutos para os da Licenciatura. Os envios devem ser feitos entre 25 e 27 de fevereiro. A prova teórica será aplicada presencialmente no Instituto de Artes e Design (IAD), no campus de Juiz de Fora, no dia 8 de março de 2026.