Ouvindo...

Inscrições abertas para curso de aperfeiçoamento em educação inclusiva da UFJF

O prazo segue até 29 de agosto; aulas começam na primeira semana de setembro.

Estão abertas as inscrições para cursos gratuitos de Educação Inclusiva do NGIME/UFJF, Núcleo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino a Distância da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O prazo segue aberto até a próxima sexta (29). As aulas começam na primeira semana de setembro.

Segundo a UFJF, o objetivo é preparar educadores para promover a plena participação e aprendizagem de estudantes com deficiência nas escolas brasileiras. São três cursos gratuitos de aperfeiçoamento em educação inclusiva oferecidos em parceria com o Ministério da Educação. As formações são gratuitas, 100% a distância e voltadas a professores, coordenadores, supervisores e gestores escolares de todo o Brasil.

Os cursos ofertados são: Gestão de Escolas da Educação Básica na Perspectiva Inclusiva e Gestão da Educação Inclusiva na Era do Acesso Digital, voltados especialmente para gestores escolares, e O Ensino de Estudantes com Deficiência na Educação Inclusiva, voltado para professores e educadores que atuam diretamente com alunos.

Segundo o Censo Escolar 2023, mais de 1,5 milhão de crianças e adolescentes com deficiência, transtornos do espectro autista ou altas habilidades estão matriculados na educação básica. O Censo também revela um aumento significativo nas matrículas de estudantes com TEA (Transtorno do Espectro Autista) em relação ao ano anterior, com um crescimento de 48%.

Leia também

Leia também

Désia Souza é jornalista pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde também cursou pós graduação em “Mídia e Cidadania” e mestrado em “Comunicação e Poder”. É coordenadora de jornalismo na Itatiaia Juiz de fora, onde também atua como âncora e repórter.
Mayara Fernandes é natural de Juiz de Fora, graduanda em jornalismo pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Gosta de ver filmes e ler livros. Estágiaria Web e Design Gráfico em Juiz de Fora desde abril de 2024.