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Inep: 49,55% das crianças alfabetizadas na idade correta em Juiz de Fora

Indicador referente à rede municipal aponta que cidade superou meta, mas segue abaixo das médias estadual e municipal

Menos de 50% dos alunos da rede municipal de ensino de Juiz de Fora foram alfabetizados na idade correta em 2024. No ano passado, foram 49,55% dos estudantes alfabetizados ao final do 2º ano do ensino fundamental. Os dados são do Indicador Criança Alfabetizada divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Educação esclareceu à Itatiaia que 79% dos estudantes do 2º ano participaram da avaliação PROALFA, que é a avaliação utilizada no estado, obtendo a média de 524 pontos, dentro do intervalo recomendado (451 a 600 pontos), que indica domínio das habilidades essenciais de leitura e compreensão.

Segundo a pasta, os dados mostraram que a maior parte dos estudantes da Rede Municipal desenvolveu competências fundamentais para a alfabetização, embora ainda haja o desafio de ampliar o número de crianças no nível considerado “avançado” pelo ICA (a partir de 743 pontos na escala SAEB). Isso significa que, apesar de 49,5% estarem dentro do critério estabelecido pelo Inep, os demais 50,5% apresentam desempenho próximo ou em progressão.

A secretaria explicou que tem orientado ações com foco na qualificação das práticas pedagógicas e no acompanhamento mais sistemático das escolas. A pasta finalizou a nota reiterando o comprometimento com uma proposta pedagógica que respeita os direitos das crianças à aprendizagem e reconhece a alfabetização.

Resultado de Juiz de Fora no contexto estadual e nacional

Mesmo com o resultado, a cidade superou a meta estabelecida, que era de 49,46%. Por outro lado, o resultado deixou o município abaixo da média estadual, que foi de 72,07%, e do Brasil, com 59,20%.

Além disso, Juiz de Fora perde no cenário em comparação com as cinco maiores cidades de Minas Gerais. Belo Horizonte registrou 68,58% de estudantes alfabetizados com a idade certa. Os municípios a frente são Uberlândia (55,71%), Contagem (69,05%); e Montes Claros (75,18%).

Conforme o Inep, o teste avalia se a criança apresenta habilidades básicas de leitura e de escrita. O padrão nacional de alfabetização que aponta a criança alfabetizada foi estabelecido em 743 pontos na escala do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), pela Pesquisa Alfabetiza Brasil.

Íntegra da nota da Secretaria Municipal de Educação à Itatiaia

A Secretaria de Educação de Juiz de Fora reconhece a importância dos dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no último dia 11, no âmbito do Indicador Criança Alfabetizada (ICA). Os resultados constituem ferramenta essencial de monitoramento das políticas públicas de alfabetização, conforme estabelece o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), do Ministério da Educação.

Em Juiz de Fora, o índice de 49,5% de crianças alfabetizadas na idade indicada, embora ainda abaixo das médias nacional e estadual, superou a meta pactuada para o município em 2024. O ICA é obtido a partir das avaliações conduzidas pelos estados como parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). Em Minas Gerais, a avaliação utilizada é o PROALFA, parte do Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (SIMAVE). No município, 79% dos estudantes do 2º ano participaram da avaliação PROALFA, obtendo a média de 524 pontos, dentro do intervalo recomendado (451 a 600 pontos), que indica domínio das habilidades essenciais de leitura e compreensão.

Os dados do SIMAVE mostram que a maior parte dos estudantes da Rede Municipal desenvolveu competências fundamentais para a alfabetização, embora ainda haja o desafio de ampliar o número de crianças no nível considerado “avançado” pelo ICA (a partir de 743 pontos na escala SAEB). Isso significa que, apesar de 49,5% estarem dentro do critério estabelecido pelo Inep, os demais 50,5% apresentam desempenho próximo ou em progressão. Ou seja, estão no processo de apropriação da base alfabética.

Considerando esse cenário, a atual gestão da Secretaria de Educação tem orientado suas ações com foco na qualificação das práticas pedagógicas e no acompanhamento mais sistemático das escolas. Entre as medidas implementadas, as professoras do programa da Secretaria de Educação, Pró-Aprender, têm realizado visitas semanais às unidades escolares, com o objetivo de apoiar e acompanhar, de forma direta, a execução das estratégias de recomposição das aprendizagens desenvolvidas por professores e coordenações pedagógicas das escolas municipais. Além disso, vêm sendo realizadas oficinas de formação com direções, coordenações escolares, voltadas à análise e interpretação dos dados das avaliações externas, com vistas a melhor apropriação desses resultados como instrumento de planejamento pedagógico.

A Rede Municipal reitera seu comprometimento com uma proposta pedagógica que respeita os direitos das crianças à aprendizagem e reconhece a alfabetização como um processo amplo, que envolve a apropriação crítica da linguagem e a capacidade de atuar no mundo com autonomia, participação e sentido. A consolidação da base alfabética até o final do 2º ano é compreendida como uma etapa importante para a continuidade do percurso escolar e exige o envolvimento articulado de todos os sujeitos da comunidade educativa, em uma perspectiva coletiva e corresponsável.

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Joubertt Telles é graduado em jornalismo pelo Centro Universitário Estácio Juiz de Fora, em 2010, e possui curso de Processo de Comunicação e Comunicação Institucional pela Fundação Getúlio Vargas. Trabalha na Itatiaia Juiz de Fora desde 2016, como repórter e apresentação. Prêmio Sindicomércio de Jornalismo 2017, na categoria rádio. Prêmios do Instituto Cultura do Samba como destaque do jornalismo local, em 2016 e 2017. Já atuou na Rádio Globo Juiz de Fora, TVE e Diário Regional, além de ter desempenhado função de assessor parlamentar na Câmara Municipal de Juiz de Fora.
Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web em Juiz de Fora desde 2023.